Faeg participa de Encontro dos Presidenciáveis, em Brasília

Imagem

Joao martins001Michelle Rabelo com Assessoria CNA

Com a intenção de propiciar um diálogo entre lideranças do agronegócio brasileiro e os candidatos Presidência da República, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, nesta quarta-feira (6) um encontro entre as partes, Durante o evento, Eduardo Campos (PSB), Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) apresentaram suas propostas sobre temas levantados anteriormente pelas entidades que representam agricultores e pecuaristas dos quatro cantos do Brasil.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), que ajudou a elencar os temas mais importantes dentro de cenário atual do agro, esteve presente nas pessoas de seu presidente, Leonardo Ribeiro e de seus vice-presidentes institucional e financeiro, Bartolomeu Braz e Eurípedes Bassamurfo, respectivamente.

O Encontro dos Presidenciáveis aconteceu no auditório da CNA, em Brasília e representou a oportunidade de cada candidato apresentar sua visão e suas propostas sobre os problemas que envolvem o agronegócio brasileiro. Um documento intitulado “O que esperamos do Próximo Presidente 2015-2018”, que já havia sido entregue aos três candidatos, enumerou cinco eixos básicos que preveem a retomada do crescimento econômico e o fortalecimento do agronegócio.

Cada um falou sobre todos os eixos que têm por objetivo melhorar a renda do agricultor, modernizar a arcaica infraestrutura de transportes do país e a buscar uma política econômica capaz de aumentar as exportações brasileiras e do agronegócio em particular.
O que a Faeg espera do próximo presidente

Participando da elaboração dos questionamentos que serviram de base para a formação dos eixos principais que foram entregues aos candidatos, a Faeg elencou sete temas. Entre eles estão as Políticas Agrícolas com a ampliação das exportações e da formação externa de preços e as Políticas de Crédito, com a criação de linhas especiais para irrigação.

Além disso, também foi citado o Transporte Aquaviário, com a construção de eclusas ou canais paralelos às represas já existentes, a Armazenagem, com o fortalecimento do atual Programa de Construção de Armazéns (PCA) e Infraestrutura e Logística, com o acréscimo de uma linha férrea trecho Alto Taquari (MT) e Rio Verde (GO).

Para finalizar a Faeg abordou ainda a Defesa Agropecuária com o aumento de orçamento e foco em ações de planejamento e Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com firmamento de compromissos de incentivos.

Candidatos
O candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB) à presidência da República, Eduardo Campos afirmou que assumirá, pessoalmente, a condução da política agrícola, fortalecendo o Ministério da Agricultura, além de propor novos projetos em setores como hidrovias e ferrovias para reduzir os custos de produção do agricultor. Campos também anunciou que, caso seja eleito presidente, dará prioridade à adoção de mecanismos que garantam mais recursos para o seguro agrícola, que, atualmente, cobre apenas 9% da produção de grãos do país.

Já Aécio Neves anunciou que, se eleito, o Superministério da Agricultura, que será criado em seu primeiro dia de mandato, terá a mesma importância estratégica das pastas da Fazenda e do Planejamento na formulação de políticas públicas voltadas para o agronegócio e infraestrutura e logística. Ele informou, ainda, que as ações relacionadas à pesca, que hoje tem um ministério exclusivo para a atividade, serão reincorporadas a este novo superministério.

Falando por último, Dilma Rousseff falou sobre a classe média rural e propôs a ampliação e o aperfeiçoamento das políticas específicas para este público, como forma de incentivar a produção. Citou o Programa Nacional de Apoio ao Médio Rural (Pronamp), linha de crédito do governo federal com taxas de juros diferenciadas para custeio e investimento, e a criação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). Com a agência, segundo ela, todos os produtores poderão ter acesso a modernas tecnologias e novas práticas de produção, essenciais ao trabalho dos médios e pequenos produtores.

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem