Faeg participa de lançamento do Inova Goiás

Inovar Goiás Anne Vilela 14

Rodolfo Cardoso

Representando um dos maiores setores produtivos da economia, a agricultura, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, participou nessa semana do lançamento do Programa Estadual de Inovação e Tecnologia em Goiás (Inova Goiás). Trata-se de um programa de desenvolvimento que vai fomentar um conjunto de ações para contribuir com o crescimento tecnológico do estado e, com isso, permitir uma maior produtividade e competitividade dos setores.

O lançamento, que aconteceu no auditório do Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, foi realizado pelo governador Marconi Perillo que divulgou recurso de R$ 1 bilhão para a iniciativa. Segundo ele, o Inova Goiás vai firmar parceria com academias, setor público e produtivo, promovendo investimentos em desenvolvimento e pesquisa em cada uma dessas áreas estratégicas. Outra novidade é a criação do Portal da Inovação Goiano, em que irá facilitar o acesso a informações tecnológicas.

Segundo Schreiner, a agropecuária precisava estar representada, já que o setor vive um momento confortável em relação a outros. “Recentemente lançamos a Exposição das Tecnologias Voltadas ao Desenvolvimento da Pecuária (Expopec) que também tem o intuito de fomentar o desenvolvimento de tecnologias produtivas e aumentar ainda mais a economia – semelhante ao Inova Goiás. Iremos alavancar a produção tecnológica e o crescimento econômico da pecuária goiana, logo, fortalecendo ainda mais o nosso setor que hoje tem segurado a economia”, enfatizou. Ainda conforme Schreiner, o estado está dando um grande salto para o desenvolvimento e aproveitando o momento de crise financeira para se impor no cenário econômico nacional.

Como será o programa

O programa vai contar com 14 rotas de inovação voltadas a setores produtivos como alimentos e bebidas, turismo, metal mecânico, tecnologia da informação, confecção, fármacos, medicamentos e biotecnologia, higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, logística, energia alternativa e eficiência energética, tecnologia em construção, lácteos, equipamentos médicos hospitalares, etanol e mineração.

Os polos serão integrados aos Institutos Tecnológicos do Estado de Goiás (Itegos) para garantir pesquisas relevantes aos setores estratégicos. Os Itegos serão referência em formação profissional e suporte tecnológico às empresas e companhias do estado e terão um investimento superior a R$ 54 milhões de reais.

Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Senar

Notícias

Senar Goiás promove o Fórum de Carreiras em Goianésia para impulsionar a empregabilidade no agro

Imagem