Faeg e Sefaz discutem sustentabilidade da sojicultura

José Mário foi recebido pela secretária da Fazenda Ana Carla Abrão. Foto Anne VilelaMichelle Rabelo
Diante da necessidade de dar ainda mais sustentabilidade à sojicultura, setor que coloca Goiás em lugar de destaque na produção brasileira, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), esteve na Secretaria da Fazenda (Sefaz) para discutir a criação de um Fundo de Apoio à Cultura da Soja, como já existe nos estados do Moto Grosso e Mato Grosso do Sul. A ideia é financiar ações voltadas ao apoio e desenvolvimento da cultura da soja, investindo em pesquisas, trazendo melhorias ao modelo de seguro e disponibilizando assistência técnica ao produtor. Pontos como a importância do Fundo, sua forma de custeio e seu funcionamento foram debatidos durante o encontro.

Na ocasião, o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, estava acompanhado pelo gerente de assuntos técnicos e econômicos da entidade, Edson Novaes e pelo consultor técnico do Serviço Nacional da Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), Pedro Arantes. Os três se disponibilizaram a ajudar na elaboração de um projeto de implantação do Fundo em Goiás, pensando em toda parte tributária, de gestão e de funcionamento, como um todo, da ideia. O grupo foi recebido pela secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão, que se mostrou disposta a iniciar um estudo mais aprofundado sobre o Fundo. “Precisamos, antes de mais nada, convergir as ideias. Entender qual o pleito de cada um, para que todos vejam a situação da mesma forma, e a necessidade de criação do Fundo. Depois vamos pensar como trabalhar a parte da tributação”, pontuou a secretária.

Um grupo de trabalho foi montado e técnicos da Faeg e da Sefaz devem visitar, na próxima semana, o estado do Mato Grosso, com o intuito de conhecer de perto o funcionamento do Fundo de Apoio à Cultura da Soja. A ideia é adaptar o modelo matogrossense e aplicar os recursos em projetos de pesquisa e desenvolvimento; propostas de treinamento e qualificação de técnicos, entre outros pontos.

Áreas de atuação

Veja também

Talentos

Notícia

Talentos do Campo do Senar-GO oferta 300 vagas de trabalho em propriedades rurais

Programa

Notícia

Programa do Senar Goiás proporciona bons resultados na produção de grãos

1º

Notícia

1º Fórum Cenários da Safra 2025/26 acontece gratuitamente e online nesta terça-feira, 09/09

Imagem