Michelle Rabelo
Com a intenção de apresentar o trabalho feito junto à população rural de Goiás, a Federação de Agricultura e Pecuária (Faeg), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) firmaram uma parceria que resultou em stands instalados na 69ª Exposição Agropecuária de Goiás. Além disso, durante todos os dias, os visitantes podem acompanhar passo a passo da fabricação de cachaça, melado, pães e bolos, artesanatos em couro, tecidos e fibras naturais. O evento é realizado na capital e segue até o dia 1º de junho.
Montado dentro do Museu Agropecuário e ocupando uma parte da Alameda Cultural, os stands atrai quem passava pelo local, seja pelas cores e detalhes dos artesanatos, pela grandiosidade do tacho no qual o caldo da cana-de-açúcar se transforma em melado, pelo cheiro dos quitutes ou pelas costuras delicadas no couro rústico.
Alameda Cultural
Na Alameda Cultural foram expostos, para venda, artesanatos de alunos dos cursos do Senar Goiás ministrados nos municípios de Vianópolis e Bela Vista. Além de encher os olhos com os produtos, os visitantes da receberam, gratuitamente, o livro escrito pelo presidente da Faeg, José Mário Schreiner. Na publicação, o ruralista conta sua trajetória de vida.
Floraci das Dores, exibe seu trabalho como se fossem filhos. Ela conta que aprendeu em vários cursos do Senar Goiás a deixar a casa das clientes mais aconchegante com seus tapetes e colchas que misturam cores, texturas e formatos. A artesã tem uma fábrica de roupas íntimas e também usa nas peças detalhes em fuxico e bordado.
Museu Agropecuário
Ao lado da Alameda Cultural, uma volta ao passado. No Museu Agropecuário foram montados três stands do Senar Goiás com demonstrações de fabricação de cachaça, melado, açúcar mascavo, rapadura e artesanato em couro. Além disso, eram feitos durante todo o dia processamento de arroz, mandioca e panificação rural.