AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Faeg solicita alteração do zoneamento da banana

Imagem

zoneamento da banana 12 03 2014 fotos Fredox Carvalho 148Nayara Pereira, com informações da Gerência Técnica da Faeg

A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), solicitou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na última terça-feira (12), a alteração do zoneamento climático das regiões produtoras da banana maçã de sequeiro em Goiás. A cultura, compreendida em sua maioria pelo território do Vale de São Patrício, está impedida de produzir devido as restrições na obtenção de crédito e por usarem predominantemente o regime de sequeiro na produção.

“Nesse sentindo, nossa solicitação é que a ministra possa revisar e reenquadrar a região produtora no zoneamento, já que as estações climáticas da região, são consideradas insuficientes para uma amostragem precisa. E que seja observado também, os aspectos socioeconômicos que a produção de banana representa para o território, sem a necessidade de irrigação”, explica o assessor técnico da Faeg, para área de fruticultura, Alexandro Alves.

O Vale de São Patrício é composto por 23 municípios e representa cerca de 40% da área e da produção total de banana no estado, além de ser a principal atividade de boa parte dos pequenos produtores na região. “Observamos que há um significativo aumento da cadeia produtiva da bananicultura nos principais municípios produtores, o que contribui em grande parte para o desenvolvimento sustentável nessas regiões, e consequentemente, para o estado como um todo”, defende Alexandro.

Cultura

A produção da banana atualmente, alcança uma amplitude considerável e ocupa a primeira posição em área de produção de frutas em Goiás, chegando a atingir aproximadamente 12 mil hectares e uma produção de mais de 140 mil toneladas. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção gera um Valor Bruto da Produção (VBP) de mais de R$ 110 milhões no ano.

Possui também, o maior número de produtores no seguimento de fruticultura no estado, chegando a mais de 2 mil. “Atualmente, temos importantes regiões produtoras de banana em nosso estado, gerando desenvolvimento e renda nos municípios”, finaliza o assessor técnico.

Áreas de atuação

Veja também

Por

Revista Campo

Por que muitas flores dos cajueiros não vingam? O Senar responde.

Pequenas

Notícia

Pequenas modificações são apresentadas pela USDA para a safra 2024/25

Se

Notícia

Se matricule: aulas do curso de hospedagem rural começam nesta segunda,16

Imagem