Na fazenda Brasilândia, localizada no município de Montevidiu em Goiás, o maior foco ainda está na agricultura. São cerca de 6,4 mil hectares dedicados à plantação de soja e de milho. Porém, é na produção de leite que está o grande diferencial da fazenda, considerada atualmente uma das referências nacionais na atividade.
E o caminho para o sucesso foi o investimento em genética e bem-estar animal. Os resultados começaram a aparecer a partir de 2009, quando a família Kampier (proprietária da fazenda) decidiu intensificar os trabalhos nesta direção. Antes, a produção diária girava em torno de 2 mil litros, com produtividade média entre 20-22 litros/dia por animal. Hoje são cerca de 31,8 litros/dia por animal. Ou seja, um salto de aproximadamente 50% na produtividade média.
Atualmente no plantel da fazenda, há 590 fêmeas em lactação. Juntas produzem pouco mais de 18 mil litros de leite por dia. Considerando a produtividade média por área, cada hectare destinado à atividade “produz” em média 34 mil. Assista no link abaixo.
litros de leite por ano.
Segundo o veterinário e gerente da fazenda, Marcelo Junqueira, para chegar a esses resultados a fazenda investiu no sistema de avaliação genômica para rebanhos leiteiros, com foco na seleção dos animais geneticamente superiores. Além disso, o controle dos índices zootécnicos dos animais, o controle do calendário de vacinas e de visitas, também são apontados como peças importantes no caminho até o sucesso. O conjunto destas práticas também ajudou a manter o índice de descarte cada vez menor na propriedade, que atualmente é de apenas 7%. Veja vídeo.
A fazenda foi a segunda a ser visitada por o grupo de pecuaristas de Mato Grosso que participa da Missão Técnica do Leite, realizada pelo Sistema Famato. O objetivo é buscar, no estado de Goiás, iniciativas de sucesso que possam ser aplicadas para ajudar a melhorar o desempenho da bacia leiteira em Mato Grosso.
Consultor do Senar Goiás, Carlos Eduardo, fala sobre a importância do troca de conhecimento e tecnologia os produtores de leite:
Carmém Albulquerque, produtora de Pontes e Lacerda: Entrevista no link abaixo.
Informações e vídeos: https://blogs.canalrural.uol.com.br/
Fotos: Divulgação
Comunicação Sistema FAEG/SENAR