AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Fazenda aumenta produção de leite em 50% e vira referência com apoio do Senar

Imagem

Na fazenda Brasilândia, localizada no município de Montevidiu em Goiás, o maior foco ainda está na agricultura. São cerca de 6,4 mil hectares dedicados à plantação de soja e de milho. Porém, é na produção de leite que está o grande diferencial da fazenda, considerada atualmente uma das referências nacionais na atividade.

E o caminho para o sucesso foi o investimento em genética e bem-estar animal. Os resultados começaram a aparecer a partir de 2009, quando a família Kampier (proprietária da fazenda) decidiu intensificar os trabalhos nesta direção. Antes, a produção diária girava em torno de 2 mil litros, com produtividade média entre 20-22 litros/dia por animal. Hoje são cerca de 31,8 litros/dia por animal. Ou seja, um salto de aproximadamente 50% na produtividade média.


Atualmente no plantel da fazenda, há 590 fêmeas em lactação. Juntas produzem pouco mais de 18 mil litros de leite por dia. Considerando a produtividade média por área, cada hectare destinado à atividade “produz” em média 34 mil. Assista no link abaixo.

https://tv.uol/17PGs

litros de leite por ano.


Segundo o veterinário e gerente da fazenda, Marcelo Junqueira, para chegar a esses resultados a fazenda investiu no sistema de avaliação genômica para rebanhos leiteiros, com foco na seleção dos animais geneticamente superiores. Além disso, o controle dos índices zootécnicos dos animais, o controle do calendário de vacinas e de visitas, também são apontados como peças importantes no caminho até o sucesso. O conjunto destas práticas também ajudou a manter o índice de descarte cada vez menor na propriedade, que atualmente é de apenas 7%. Veja vídeo.

https://tv.uol/17PIg

A fazenda foi a segunda a ser visitada por o grupo de pecuaristas de Mato Grosso que participa da Missão Técnica do Leite, realizada pelo Sistema Famato. O objetivo é buscar, no estado de Goiás, iniciativas de sucesso que possam ser aplicadas para ajudar a melhorar o desempenho da bacia leiteira em Mato Grosso.

Consultor do Senar Goiás, Carlos Eduardo, fala sobre a importância do troca de conhecimento e tecnologia os produtores de leite:

https://tv.uol/17PA7

Carmém Albulquerque, produtora de Pontes e Lacerda: Entrevista no link abaixo.

https://tv.uol/17PA8

Informações e vídeos: https://blogs.canalrural.uol.com.br/

Fotos: Divulgação

Comunicação Sistema FAEG/SENAR

Áreas de atuação

Veja também

União

Notícia

União Europeia já fala na possibilidade em adiar lei antidesmatamento até 2025

Empreendedorismo

Notícia

Empreendedorismo da cidade ao campo

Agrodefesa

Notícias

Agrodefesa muda procedimentos para lançamentos de atestados de vacinação contra brucelose em Goiás

Imagem