AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Fórum Empresarial discute segurança e energia elétrica

Fórum EmpresarialCatherine Moraes
O alto custo de logística, problemas com a falta de energia elétrica e a falta de segurança pública foram tema da reunião do Fórum Empresarial nesta semana. O encontro foi realizado na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e contou com a participação do presidente da instituição, José Mário Schreiner e de representantes da Polícia Militar e da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária.

Na ocasião, o presidente da Associação Pró-desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial), Edwal Freitas Portilho comentou sobre empresas que pretendem expandir sua capacidade, mas não conseguem por falta de energia elétrica e terrenos disponíveis por exemplo. Para José Mário, da Faeg, este é um dos principais gargalos do setor produtivo, de forma geral. “A falta de energia elétrica associada aos nossos problemas com estradas e o alto custo logístico, de forma geral, impedem que o Estado avance ainda mais gerando lucro, renda e empregos”, completou José Mário, da Faeg.

Entre as próximas ações do Fórum está o agendamento de uma reunião com a diretoria da Celg a fim de tratar dos problemas enfrentados e dos futuros investimentos da companhia.

Segurança em pauta
Para tratar do assunto segurança, não só no campo, mas na cidade, estiveram presentes na reunião do Fórum, o chefe de gabinete da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Edilson de Brito; delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Deusny Aparecido e o coronel da Polícia Militar, Victor Dragalzew Júnior.

Coronel Dragalzew apresentou o trabalho da Patrulha Rural e mostrou vídeos de como funcionam as abordagens. Além disso, ressaltou a importância dos produtores auxiliarem na construção da segurança no campo. Na ocasião, José Mário se lembrou de anos atrás, quando produtores se reuniram em Mineiros e fizeram bingo para comprar um Uno Mille, que foi usado como patrulha para o campo. “Nós estamos do mesmo lado e queremos o mesmo objetivo. É ótimo ver o quanto avançamos e segurança pública não é só papel do Estado, é função de cada um de nós!”, pontuou.

Para tratar um pouco mais sobre a segurança na cidade, o chefe de gabinete da secretaria, Edilson de Brito falou sobre o “Projeto Nova Canaã”, de combate a roubo e furto de carros, na Vila Canaã, em Goiânia. O local, conhecido por desmonte e vendas de peças sem notas fiscais, está passando por um processo de modificação comportamental e intensa fiscalização.

“Uma das principais avenidas, a Salvador Batalha foi completamente restaurada. Tivemos que limpar o canteiro central, que era utilizado como depósito de carcaças e até mesmo para o conserto dos veículos. Temos mais de 30 parceiros atuando neste projeto e não é tarefa fácil. Além disso, vamos fechar uma parceria entre a Polícia Civil, Ministério Público e Tribunal de Justiça (TJGO) para intensificar a fiscalização, prevenção e investigações”, afirmou Edilson.

Participantes
Participaram ainda da reunião, o residente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomercio), José Evaristo dos Santos; vice-presidente institucional da Faeg, Bartolomeu Braz; presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), Helenir Queiroz; vice-presidente da Acieg, Marília Vecci; presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), Ubiratan Silva Lopes; representante da Facieg, Pedro Bittar; vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Antônio Almeida e o presidente da Associação Pró-desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial), Edwal Freitas Portilho.

Áreas de atuação

Veja também

ProArte:

Notícia

ProArte: Senar oferece programa gratuito para ajudar produtores artesanais

Desafio

Desafio AgroStartup 2024: veja os vencedores da maior maratona de startups do agro no Brasil

400

Notícia

400 pessoas participam de Dia de Campo, do Senar Goiás, em fazenda caso de sucesso de pecuária leiteira

Imagem