Fórum Soja Brasil levanta tendências para próxima safra

Imagem

2014-08-25 leonardo soja brasilDepois de percorrer quatro municípios goianos com a caravana Soja Brasil, o projeto chegou em Rio Verde para o 1º Fórum Soja Brasil na safra 2014/2015. O debate aconteceu na segunda-feira (25), no salão de eventos do Sindicato Rural (SR) do município e contou com a participação de produtores e representantes do setor agropecuário.

O projeto é realizado pelo Canal Rural, pelas Associações dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil) e de Goiás (Aprosoja Goiás) e pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). Como apoiadores estão o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Goiás, o Sindicato Rural de Rio Verde e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Para o presidente da Faeg, Leonardo Ribeiro, o evento é uma oportunidade única para que se defina os rumos "desse importantíssimo segmento do agronegocio que é a produção de soja e milho". Ele destacou também o papel dos produtores. "O gigantismo e o profissionalismo dessa atividade é fruto do empenho diário de agricultores, que transformam a dificuldade de se produzir nesse país, em eficiência provada e reconhecida mundo afora".

Fizeram parte do evento ainda o presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja, Glauber Silveira, o presidente da Aprosoja Goiás, Bartolomeu Braz Pereira, o pesquisador da Embrapa Soja Marcelo Hiroshi Hirakuri, o consultor da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) Pedro Arantes, o dirigente da Faeg Ênio Fernandes, o consultor de Safras&Mercado Paulo Molinari e o diretor da SIM-Consult, Liones Severo.

A escolha de Rio Verde não foi por acaso, o município tem o maior PIB agrícola do Estado, estimado em R$723 bilhões, e também a maior produção de soja de Goiás, com média de produzida de 579 mil toneladas. O fórum ocorreu no Sindicato Rural da cidade e contou com dois debates: o primeiro tratou sobre políticas públicas e custo de produção, o segundo falou do mercado da soja para a próxima safra.

2014-08-25 barto soja brsailPainel custos de produção
O debate sobre custos de produção abriu o fórum e discutiu pontos como os gargalos logísticos no país, os novos leilões de Pepro para o milho, o seguro rural, o investimento governamental e os altos custos dos insumos para a produção de soja. Glauber Silveira gostou do encontro e afirmou que o debate ajuda a mostrar o valor do agricultor na cadeia produtiva e reforçou que os produtores devem investir neles mesmos. Outro debatedor do painel, o economista Pedro Arantes frisou que o seguro rural é um instrumento importante e que deve ser valorizado pelos agricultores.

"O seguro rural é uma história, um processo que precisa ser construído por todo mundo. Pode ser uma ferramenta importante para os produtores, mas precisa de participação", explica Arantes.

O pesquisador da Embrapa Marcelo Hiroshi Hirokuri fez um alerta importante sobre o processo de perda de efetividade dos defensivos químicos e que isso pode ser mais um entrave da próxima safra.

2014-08-25 pedro soja brasilPainel mercado
Na segunda discussão do dia, os principais temas foram a grande safra norte-americana, a demanda chinesa e os preços para a próxima safra. Os debatedores insistiram na necessidade de um fato novo para que os prêmios sejam parecidos com 2013/2014. Inclusive, o analista Paulo Molinari avisou que quem deixou estoque da última safra perdeu o momento para bons preços.

O dirigente da Faeg, Ênio Fernandes, comentou que um propulsor para esse fato novo seria a quebra de safra de algum país. Liones Severo, da SIM-Consult, afirmou que os preços vão se recuperar mais rápido que o imaginado, principalmente pela demanda.

O presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, comemorou o Fórum Soja Brasil e disse que o evento serviu para conscientizar os produtores para que eles pensem no papel deles na cadeia produtiva e, também, como tomadores de decisões.

"Foi um norteador, o produtor vai tirar as informações debatidas na hora de fazer negócio. Obviamente, não vamos dizer a eles o que devem fazer, mas que eles saibam que quem toma a decisão são os produtores. Nós podemos construir nossa história", completa Dalpasquale.

Soja Brasil em Goiás
A realização do roteiro do Soja Brasil em Goiás tem a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária do estado (Faeg) e da Associação de Produtores de Soja de Goiás (Aprosoja -GO). Conta também com o apoio local do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar – GO), do Sindicato Rural de Rio Verde, da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), de Martins & Sobrinhos – Concessionário John Deere , Querência Máquinas – Revenda Stara e Caixa Econômica Federal.

{responsivegallery}2014/Congressos/soja-brasil-rio-verde{/responsivegallery}

Áreas de atuação

Veja também

Agro

Notícias

Agro contribui para conter aumento da inflação em junho

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Imagem