AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Goiás implementa novas Medidas para prevenção e controle da Ferrugem Asiática da Soja

Imagem

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), publicou ontem (05/08), a Instrução Normativa Estadual n.º 06 que estabelece novas diretrizes para a prevenção e controle da Ferrugem Asiática da Soja (Phakopsora pachyrhizi) em Goiás. A medida busca proteger a economia local e garantir a sustentabilidade da produção de soja, uma das culturas mais importantes para o estado.

A nova normativa institui o Programa Estadual de Prevenção e Controle de Pragas para a Cultura da Soja, alinhando-se ao Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja, regulamentado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). As ações previstas incluem um calendário específico de semeadura, a obrigatoriedade do cadastramento eletrônico das lavouras e medidas rigorosas de monitoramento e controle fitossanitário. Destacam-se as principais alterações:

- Período do calendário de semeadura passa a ser de 25/09 a 02/01. Antes era de 25/09 a 31/12.

- Conceito de calendário de semeadura: agora, dia 25/09 pode ter plântulas de soja emergidas. Antes, a semeadura podia se iniciar em 25/09.

- A ocorrência da ferrugem da asiática poderá ser comunicada no site da Agrodefesa (ainda em construção junto à informática).

- Poderão ser autorizados, excepcionalmente pela Agrodefesa, os cultivos no período de vazio sanitário para pesquisa científica e demonstração de cultivares e tecnologias em eventos e feiras agrícolas. Antes, só podia em ambiente protegido ou no projeto público de irrigação de Luiz Alves do Araguaia.

- O cultivo em Luiz Alves poderá ser realizado de 20/05 a 20/06. Antes era de 10/05 a 10/06.

- Poderá ser autorizada, excepcionalmente pela a Agrodefesa, a semeadura de sementes de soja tratadas com agrotóxicos não comercializadas pelo produtor de sementes, após o calendário de semeadura, com obrigatoriedade de destruição até 30 dias após a emergência.

Confira a Instrução Normativa completa:

https://tinyurl.com/2w22uvk6

Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag e Sindicatos Rurais


Áreas de atuação

Veja também

Análise

Notícias

Análise do IPCA/IBGE do mês de agosto/2024

Mulheres

Notícias

Mulheres em Campo: dia de relembrar esse evento de conexão e protagonismo feminino no agro

Por

Revista Campo

Por que muitas flores dos cajueiros não vingam? O Senar responde.

Imagem