Goiás implementa novas Medidas para prevenção e controle da Ferrugem Asiática da Soja

Imagem

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), publicou ontem (05/08), a Instrução Normativa Estadual n.º 06 que estabelece novas diretrizes para a prevenção e controle da Ferrugem Asiática da Soja (Phakopsora pachyrhizi) em Goiás. A medida busca proteger a economia local e garantir a sustentabilidade da produção de soja, uma das culturas mais importantes para o estado.

A nova normativa institui o Programa Estadual de Prevenção e Controle de Pragas para a Cultura da Soja, alinhando-se ao Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja, regulamentado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). As ações previstas incluem um calendário específico de semeadura, a obrigatoriedade do cadastramento eletrônico das lavouras e medidas rigorosas de monitoramento e controle fitossanitário. Destacam-se as principais alterações:

- Período do calendário de semeadura passa a ser de 25/09 a 02/01. Antes era de 25/09 a 31/12.

- Conceito de calendário de semeadura: agora, dia 25/09 pode ter plântulas de soja emergidas. Antes, a semeadura podia se iniciar em 25/09.

- A ocorrência da ferrugem da asiática poderá ser comunicada no site da Agrodefesa (ainda em construção junto à informática).

- Poderão ser autorizados, excepcionalmente pela Agrodefesa, os cultivos no período de vazio sanitário para pesquisa científica e demonstração de cultivares e tecnologias em eventos e feiras agrícolas. Antes, só podia em ambiente protegido ou no projeto público de irrigação de Luiz Alves do Araguaia.

- O cultivo em Luiz Alves poderá ser realizado de 20/05 a 20/06. Antes era de 10/05 a 10/06.

- Poderá ser autorizada, excepcionalmente pela a Agrodefesa, a semeadura de sementes de soja tratadas com agrotóxicos não comercializadas pelo produtor de sementes, após o calendário de semeadura, com obrigatoriedade de destruição até 30 dias após a emergência.

Confira a Instrução Normativa completa:

https://tinyurl.com/2w22uvk6

Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag e Sindicatos Rurais


Áreas de atuação

Veja também

ESG

Notícias

ESG avança nas empresas rurais goianas

Queijos

Notícias

Queijos suíços produzidos em Goiás alcançam mais mercado com assistência do Senar Goiás

Qualificação

Notícias

Qualificação fortalece a arte e o empreendedorismo

Imagem