Calendário do plantio do feijão é implementado em Goiás

Imagem

feijao eldoradoA Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) publicou uma Instrução Normativa Nº 05/2018, que traz alterações na legislação sanitária referente ao cultivo de feijão no Estado de Goiás. A grande novidade desta medida é a introdução de um calendário de plantio para a cultura, que tem por objetivo reforçar a necessidade de cumprimento do vazio sanitário do feijão.

O vazio se caracteriza por um período do ano em que é proibida a presença de plantas vivas de feijão em todo o Estado, com objetivo de reduzir a presença dos inóculos do vírus do Mosaico Dourado, doença que afeta gravemente os cultivos da cultura. Segundo a normativa, o Estado se divide em duas grandes regionais. A primeira é composta pelos municípios do Centro-Sul, em especial o Sudoeste, Sul e Sudeste de Goiás e a segura regional compreende o entorno do Distrito Federal, o Norte goiano, parte do Vale do Araguaia e o Meio Norte.

Para a região um, o calendário de plantio da cultura do feijão se dá entre 6 de outubro a 15 de junho de cada ano, com vazio sanitário estabelecido de 5 de setembro a 5 de outubro. Já para a região dois, o calendário de plantio é de 21 de outubro a 30 de junho, com vazio sanitário estabelecido entre 20 de setembro e 20 de outubro. Como a medida já tem validade neste ano, os produtores nos municípios da região um só poderão cultivar feijão até o dia 15 de junho, enquanto da região dois somente até o dia 30 do mesmo mês.

A definição do calendário de plantio foi estabelecida após uma série de reuniões entre os departamentos de defesa agropecuária do Estado e o segmento produtivo. A medida leva em consideração a existência de cultivares com diferentes ciclos produtivos, variando de 65 até 120 dias entre o plantio e a colheita. “É importante que o produtor rural se atente a escolha destas variedades a depender da época de plantio, dando condições para realização da colheita antes do início do vazio sanitário”, alerta do analista técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Cristiano Palavro.

Texto: Assessoria de Comunicação do Sistema Faeg Senar

Foto: Fredox Carvalho

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem