Goiás vai realizar I Fórum do Plano Estratégico do Programa Nacional de Febre Aftosa

Imagem

Em reunião realizada na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), dirigentes e técnicos da Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa discutiram com representantes de órgãos públicos e entidades privadas do segmento agropecuário a realização do I Fórum do Plano Estratégico do Programa Nacional de Febre Aftosa em Goiás. O evento, a ser realizado em data a ser definida em breve, tem como objetivo divulgar para todo o segmento agropecuário as diretrizes do Plano 2017-2026 do Plano Estratégico de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), que trata da retirada da vacinação contra a febre aftosa e estruturação de todo o serviço de defesa agropecuária.

No plano, o país foi dividido em cinco blocos, para que seja feita a transição de área livre da aftosa com vacinação para sem vacinação. Integram o Bloco I, Acre e Rondônia; o Bloco II: Amazonas, Amapá, Pará e Roraima; o Bloco III: Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte; Bloco IV: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins, e; Bloco V: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina a vacina já não é mais obrigatória.

A previsão para a retirada da vacina em Goiás é 2023. "O grupo gestor que acompanha a execução do (PNEFA), visa através desse primeiro evento levar conhecimento sobre os estudos e ações necessárias, à todos os produtores, técnicos, instituições publicas e privadas, para a retirada definitiva da vacina, prevista para ser concluída em todo o país até 2026", reforça a Analista Técnica do Instituto Para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Cristiane Rossi.

Imagem: Divulgação

Fontes: Agrodefesa e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)

Comunicação Sistema Faeg/ Senar






Áreas de atuação

Veja também

Aplicativo

Notícia

Aplicativo Leite Bem, do Senar Goiás, ajuda a economizar 20% com custos de produção

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Imagem