O Sistema Faeg Senar, A Confederação Nacional da Agricultura e o Governo
de Goiás, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento realizaram nesta sexta-feira,
3 de abril, a projeto piloto da Feira Segura, que incentiva
a continuidade das feiras livres, de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde ( OMS) para
evitar o contágio por coranavírus.
O Objetivo
é ajudar os produtores rurais que enfrentam dificuldades para vender a
produção devido o isolamento social e garantir que os alimentos cheguem mais
facilmente a mesa dos consumidores. Neste sentido, o governador Ronaldo Caiado autorizou, por
meio do Decreto nº 9.645, publicado na tarde desta sexta-feira, 03/04, o retorno da realização de feiras livres de
hortifrutigranjeiros, desde que sigam às orientações previstas na Portaria
076/2020, publicada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e
Abastecimento (Seapa).
O produtor Elenilson Soares já não sabia mais o que fazer com a produção e acolheu a iniciativa da CNA, Faeg Senar e Governo do Estado com esperança de retomar a comercialização nas feiras, sem colocar em risco a própria saúde e a dos clientes. " Essa pandemia exige reinvenção, e estou buscando me readaptar as normas de segurança. Sei que não é fácil mudar um hábito de vinte anos em 20 dias, exige muito compromisso e disciplina, mas eu estou preparado", conclui com otimismo.
A proposta é que a feira funcione em sistema de Drive Thru, sem manuseio
dos alimentos, e com a higienização
adequada das mãos e das máquinas de cartão e embalagens. Os feirantes devem
usar EPI's, como toca, máscaras e as barracas devem manter distância de um
metro e meio.
O Coordenador Sindical da CNA, Wilson Brandão, reforça que a iniciativa é criar um modelo que permita o exercício das feiras sem que haja risco de contaminação. "Nossa expectativa é construir uma metodologia de feira segura que será repassada às Secretarias de agricultura de todos os estados e ao Ministério da Agricultura para que o modelo seja normatizado e replicado em todo Brasil", conclui Wilson.
O Superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, destaca que o setor agropecuário está empenhado em viabilizar que os pequenos e médios produtores consigam vender a produção. "O segmento de hortfruti é o mais prejudicado nesse momento, já que se trata de mercadoria perecível e por isso as soluções precisam ser rápidas", pondera Dirceu.
O Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Antônio Carlos de Sousa Lima Neto, explica que o governo goiano está focado na busca de soluções para o controle e combate a pandemia do coronavírus. " A proposta é buscar o melhor procedimento para que se tenha condições mínimas de realização dessa atividade, mantendo o nível de segurança para consumidores e feirantes", reforça Antônio Carlos.
Confira o manual de funcionamento: https://bit.ly/manual_feirantes
Galeria de fotos: https://sistemafaeg.com.br/faeg/galerias/72157713776844433
Comunicação Sistema Faeg Senar
Fotos: Fredox Carvalho