II Mulheres em Campo discute porquê o olhar feminino traz bons resultados porteira adentro


Mais de 500 produtoras rurais, profissionais do agro, jovens sucessoras de negócios ligados ao agro e empresárias que atendem o setor participaram do evento

O II Encontro Mulheres em Campo, foi realizado pelo Sistema Faeg/Senar/Ifag e Sindicatos Rurais, nesta quinta-feira, dia 12 de setembro, na Villa Cavalcare, em Goiânia. O Encontro consolida-se como uma oportunidade ímpar para discutir porquê o olhar feminino avança e traz bons resultados porteira adentro. “A mulher busca andar lado a lado, nem a frente e nem atrás, seja na condução dos negócios ou ao acompanhar e apoiar com sensibilidade a equipe da fazenda”, destacou a presidente da Comissão das Produtoras Rurais da Faeg, Angela Van Lieshout, ao abrir a programação.

“A mulher é uma referência em força e determinação. Hoje, 25% das 250 mil propriedades rurais brasileiras são lideradas por mulheres”, exemplificou o presidente do Sistema Faeg/Senar e primeiro vice-presidente da CNA, José Mário Schreiner. “Essa participação da mulher cresce substancialmente no campo e nós, homens, sabemos que elas estão ocupando um espaço legítimo no desenvolvimento do setor”, parabenizou o presidente.


Presente no Encontro, a deputada federal por Goiás, Marussa Boldrin afirmou que o feminino é essencial à política, à família e à sociedade. “E a mulher independente da posição que ocupa na produção agropecuária, sempre quer contribuir. Acredito que é dá nossa natureza ser próxima e atenta”, acrescentou Marussa.

Bastante conhecida no universo rural, a pecuarista e colunista da Forbes, Carmen Perez, abriu os trabalhos da tarde explicando sua visão sobre o protagonismo da mulher. “O feminino sempre vive a mudança, seja pela maternidade, amamentação, ou mesmo na menopausa. Nós, as mulheres, somos acostumadas às mudançasdesde pequenas, acho que esse diferencial nos faz ter um olhar mais afetivo, humano e sensível ao bem-estar animal e à gestão”, resumiu a pecuarista Carmen Perez.

Ela assumiu a liderança da propriedade de sua família aos 22 anos e durante sua apresentação no Encontrofrisou o quanto as novas marcas que investem na gestão alicerçada no bem-estar animal agregam valor aos seus produtos e estão conquistando maior adesão do público. “Existe uma demanda internacional latente por couro responsável, por mais rastreabilidade animal e pelasubstituição da marcação do gado à ferro pelo botomdigital”, disse a palestrante.

Carmen também falou da importância da criatividade feminina. “A mulher pensa longe e sabe que paramotivar a equipe da fazenda a trabalhar com metas que tragam índices produtivos como melhorias nas taxas defertilidade, de prenhes e de desmama é preciso muito jogo de cintura em meio à atual realidade da pecuária”, afirmou Perez.

Após o almoço, o Encontro seguiu com o painel: Mulheres reais vivenciando o agro, que foi conduzido pela gerente de formação profissional rural do Senar Goiás, Carolina Berteli. Reunidas: a vice-presidente da Comissão Nacional das Mulheres da CNA - Simone Bossa, a produtora rural e presidente do Sindicato Rural de Barro Alto - Eliene Ferreira; a líder de talentos da Crop Science Comercial da Bayer - Lisa Vômero, Ângela Van Lieshout e a deputada Marussa Boldrin.


O painel trouxe uma troca de experiências e de forma bem leve convidou as participantes a se engajar em todas as ações do Sistema Faeg/Senar. “A porta de entrada para um futuro de oportunidades sem dúvida é o Senar”, disse Simone. “A mulher tem o olhar diferente para o cliente e não se assusta em assumir outras posições dentro da fazenda. Ela quer contribuir com a jornada”, resumiu a líder da Bayer. “Nosso olhar é diferente porquê vemos não só a parte econômica, queremos administrar bem para passar as épocas de baixa sem sofrimento”, finalizou Carmen Perez.

Durante todo o evento, produtoras rurais que desenvolveram o empreendedorismo em ações de apoio do Senar Goiás estarão expondo produtos como: mel, cosméticos, queijos, doces, outros derivados do leite, licor e artesanato.


Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag

Áreas de atuação

Veja também

Aplicativo

Notícia

Aplicativo Leite Bem, do Senar Goiás, ajuda a economizar 20% com custos de produção

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Imagem