AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Imunizar para garantir segurança e qualidade do rebanho

Imagem

boi 2A vacinação é utilizada para prevenir infecções dos quais estão expostos os animais e para imunizá-los, sendo considerada a parte mais importante de um programa sanitário de um rebanho. Tem caráter exclusivamente preventivo e não terapêutico. As vacinações devem seguir as normas vigentes do Serviço Oficial de Sanidade Animal e Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).


Na bovinocultura, seja de corte ou de leite, é preciso se atentar para o correto manejo sanitário do rebanho. Entre os itens desse manejo está a vacinação. No estado de Goiás, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) regulamenta que devem ser vacinados todo o rebanho bovino e bubalino contra a febre aftosa e raiva, assim como todos animais herbívoros, incluindo equídeos e caprídeos.


No intuito de apoiar os produtores e trabalhadores rurais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) oferece o treinamento de Bovinocultura Vacinação. Os participantes recebem orientações sobre planejamento, tipos de vacinas para bovinos, cuidados com as vacinas, preparação das instalações, preparação dos equipamentos, condução e manejo dos animais no curral, formas de vacinação, consequências do manejo incorreto durante o processo de vacinação, além de todas as operações respeitando a NR 31 - Instrução Normativa que trata sobre Segurança e Saúde do Trabalhador na Pecuária.

O treinamento está classificado, segundo o Código Brasileiro de Ocupações (CBO), na Área ocupacional Pecuária de Grande Porte, Família Ocupacional, Trabalhadores na pecuária de animais de grande porte. Em 2017, o Senar Goiás realizou mais de 100 treinamentos, com total superior a 900 pessoas qualificadas.

Para outras informações sobre treinamentos, cursos e programas do Senar Goiás, entre em contato pelo telefone (62) 3412-2700 ou pelo site www.senar-go.org.br.

Áreas de atuação

Veja também

Expandindo

Resultados

Expandindo horizontes com a ATeG do Senar Goiás

De

Caso de Sucesso

De Madagascar para o Cerrado

Prazo

Notícias

Prazo para produtor emitir CCIR começa nesta terça (18/06)

Imagem