Programa Balde Cheio muda a realidade de produtores

Imagem

visista tecnicaO Sistema Faeg/Senar realizou, nesta quinta-feira (22), duas visitas técnicas às Unidades Assistidas do Programa Balde Cheio, em Morrinhos. As visitas fazem parte da programação da Tecnoleite Complem 2013 - a maior feira da cadeia leiteira de Goiás. O objetivo do encontro foi apresentar ao público os resultados da produção leiteira após o Balde Cheio e mostrar os benefícios do programa para a propriedade, tanto na gestão, como na produção do leite.

A primeira visita foi no Sítio Bela Vista, propriedade do produtor rural João Batista. Ele conta que faz parte do projeto desde novembro de 2010. “Nosso sítio foi o primeiro da região a integrar o Balde Cheio”, lembra. De acordo com João, no início, ele produzia 130 litros diários, que após o programa, passou para 330 litros, chegando a produzir até 400. “O Balde Cheio mudou totalmente a realidade da nossa propriedade”, avalia.

visita tecnica-lilianO negócio, que é inteiramente familiar, aumentou a renda de João Batista, em quase três anos de Balde Cheio, a produção teve um aumento de 153,8%. Sua esposa, Lilian Santana, que ajuda diariamente no trabalho, comemora as conquistas desse tempo. “Antes nós produzíamos pouco, não tínhamos pastagem e a renda estava sempre abaixo do esperado. Hoje, conseguimos dobrar essa produção e aumentar de forma significativa o nosso lucro no fim do mês”, diz.

Essa mudança faz parte também da vida do senhor Antônio Eduardo Sobrinho, do Sítio Primavera, a segunda propriedade visitada. Satisfeito com o resultado, ele conta que o Balde Cheio deveria fazer parte da rotina de todos os produtores de leite. “É um programa que veio para melhorar e facilitar a nossa vida. Eu e minha família, não tínhamos o controle básico do que gastávamos com a produção. Após o Balde Cheio, eu passei a fazer a minha própria gestão e descobri quanto vali o meu litro de leite”, diz.

visita tecnica-antonioA produção de Antônio começou modesta, mas, com três anos de Balde Cheio, conseguiu passar de 80 para 230 litros por dia. Ele pretende chegar a 500 litros mensais.

De acordo com Wesley de Melo Cruvinel, técnico do Balde Cheio, o programa consiste em levar aos produtores informações e assistência técnica. “Nós trabalhamos com mudanças simples, como o manejo de pastagem, anotações de parto e secagem entre outras medidas, que mudam a forma de produzir leite e gerir a propriedade”, conta.

A feira

A Tecnoleiete Complem 2013 está sendo realizada no município de Morrinhos, segundo maior produtor de leite em Goiás. Nesse ano, além das tradicionais palestras e oficinas, no local, haverá espaço para demonstrações técnicas de equipamentos agrícolas e implementos; de cultivares e sementes; e um amplo espaço para ordenha de animais, exposição de produtos, além de um auditório e um pavilhão para os expositores.

Durantes os três dias de evento, são esperados 10 mil participantes. Em 2012 foram movimentados mais de R$ 4,5 milhões, na segunda edição da feira. Neste ano a expectativa é girar R$ 20 milhões. Para atrair o público, estão sendo realizadas palestras com técnicos de renome nacional, uma exposição de produtos e tecnologias que auxiliam no aperfeiçoamento de métodos destinados ao aumento de produção.

Áreas de atuação

Veja também

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Nutrição

Notícias

Nutrição do Solo para Cultivo de Frutíferas: conheça o curso gratuito do Senar totalmente online

Plano

Notícias

Plano Safra 2025-2026 não atende as necessidades do setor rural

Imagem