AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Programa Balde Cheio muda a realidade de produtores

Imagem

visista tecnicaO Sistema Faeg/Senar realizou, nesta quinta-feira (22), duas visitas técnicas às Unidades Assistidas do Programa Balde Cheio, em Morrinhos. As visitas fazem parte da programação da Tecnoleite Complem 2013 - a maior feira da cadeia leiteira de Goiás. O objetivo do encontro foi apresentar ao público os resultados da produção leiteira após o Balde Cheio e mostrar os benefícios do programa para a propriedade, tanto na gestão, como na produção do leite.

A primeira visita foi no Sítio Bela Vista, propriedade do produtor rural João Batista. Ele conta que faz parte do projeto desde novembro de 2010. “Nosso sítio foi o primeiro da região a integrar o Balde Cheio”, lembra. De acordo com João, no início, ele produzia 130 litros diários, que após o programa, passou para 330 litros, chegando a produzir até 400. “O Balde Cheio mudou totalmente a realidade da nossa propriedade”, avalia.

visita tecnica-lilianO negócio, que é inteiramente familiar, aumentou a renda de João Batista, em quase três anos de Balde Cheio, a produção teve um aumento de 153,8%. Sua esposa, Lilian Santana, que ajuda diariamente no trabalho, comemora as conquistas desse tempo. “Antes nós produzíamos pouco, não tínhamos pastagem e a renda estava sempre abaixo do esperado. Hoje, conseguimos dobrar essa produção e aumentar de forma significativa o nosso lucro no fim do mês”, diz.

Essa mudança faz parte também da vida do senhor Antônio Eduardo Sobrinho, do Sítio Primavera, a segunda propriedade visitada. Satisfeito com o resultado, ele conta que o Balde Cheio deveria fazer parte da rotina de todos os produtores de leite. “É um programa que veio para melhorar e facilitar a nossa vida. Eu e minha família, não tínhamos o controle básico do que gastávamos com a produção. Após o Balde Cheio, eu passei a fazer a minha própria gestão e descobri quanto vali o meu litro de leite”, diz.

visita tecnica-antonioA produção de Antônio começou modesta, mas, com três anos de Balde Cheio, conseguiu passar de 80 para 230 litros por dia. Ele pretende chegar a 500 litros mensais.

De acordo com Wesley de Melo Cruvinel, técnico do Balde Cheio, o programa consiste em levar aos produtores informações e assistência técnica. “Nós trabalhamos com mudanças simples, como o manejo de pastagem, anotações de parto e secagem entre outras medidas, que mudam a forma de produzir leite e gerir a propriedade”, conta.

A feira

A Tecnoleiete Complem 2013 está sendo realizada no município de Morrinhos, segundo maior produtor de leite em Goiás. Nesse ano, além das tradicionais palestras e oficinas, no local, haverá espaço para demonstrações técnicas de equipamentos agrícolas e implementos; de cultivares e sementes; e um amplo espaço para ordenha de animais, exposição de produtos, além de um auditório e um pavilhão para os expositores.

Durantes os três dias de evento, são esperados 10 mil participantes. Em 2012 foram movimentados mais de R$ 4,5 milhões, na segunda edição da feira. Neste ano a expectativa é girar R$ 20 milhões. Para atrair o público, estão sendo realizadas palestras com técnicos de renome nacional, uma exposição de produtos e tecnologias que auxiliam no aperfeiçoamento de métodos destinados ao aumento de produção.

Áreas de atuação

Veja também

Rotação

Rotação de culturas e ATeG do Senar Goiás ajudam a ampliar renda de produtor rural

II

II Mulheres em Campo discute porquê o olhar feminino traz bons resultados porteira adentro

Queimadas

Nota Oficial

Queimadas : Nota oficial do Setor Produtivo

Imagem