AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

José Mário apresenta, no interior, demandas para 2015

IMG 9156 - redGilmara Roberto

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, visitou os municípios de Inhumas, Itauçu, Itaberaí, Mossâmedes, Sanclerlândia e Matrinchã nesta terça-feira (9/12). Acompanhado pelo superintendente da Federação, Claudinei Rigonatto, e do gerente sindical, Antelmo Teixeira, Schreiner realizou visitas técnicas a treinamentos e reuniu lideranças e diretorias dos sindicatos locais para que fossem apresentados resultados de 2014 e demandas do setor produtivo rural para 2015.

Em Itauçu, a diretoria visitou o curso de biojóias realizado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Goiás, entidade cujo Conselho Administrativo também é presidido por José Mário. “O Senar hoje não cuida só de capacitação profissional, mas de educação, de maneira mais ampla, e de oportunidades que possam proporcionar a mudança na vida das pessoas para melhor. Para isso, precisamos estar cada vez mais próximo das famílias do campo, avaliando e aprendendo o que ainda podemos melhorar nas nossas ações”, explicou o presidente.

Durante a visita, a diretoria teve a oportunidade de conhecer exemplos concretos de resultados positivos da ação do Senar em Itauçu. “Eu só tenho a agradecer pelo trabalho de vocês. Minha filha está terminando o ensino médio e nem precisou sair de casa para procurar emprego. Ela fez um curso do Pronatec e hoje já está empregada”, declarou a participante do curso de biojóias Wilma Correia de Lima.

IMG 9239 - CopiaDebates
Entre as discussões levantadas pelos produtores e lideranças visitadas estiveram o emplacamento de máquinas agrícolas que, com a prescrição da Medida Provisória 646 de 2014, se tornaria obrigatório. “Por meio da Faeg e da CNA, estamos atuando para impedir que mais esse ônus chegue ao produtor. As máquinas passam 97% de sua vida útil no campo e não há cobrança de imposto por circulação em vias públicas que se justifique nesse cenário”, avaliou José Mário Schreiner, que ocupa ainda o cargo de vice-presidente de finanças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Também foram discutidos os reflexos da reforma administrativo em Goiás e da formatação da nova equipe do Governo Federal para a agropecuária goiana e brasileira. “A senadora Kátia Abreu conhece o agronegócio como poucos. Sabemos que instituições não podem fazer oposição ao governo e a senadora, como presidente da CNA, certamente abrirá um canal importantíssimo de diálogo para o setor, se confirmada sua posição como ministra da agricultura. Já referente ao novo modelo administrativo de Goiás, sabemos que toda reforma tem por objetivo reduzir gastos e isso é sempre positivo. Agora, precisamos aguardar a melhor formatação dessa reforma para avaliar mais precisamente os resultados”, argumentou José Mário em Itaberaí.

IMG 9040 - Copia

Visitas
Em novembro, a diretoria da Faeg e do Senar Goiás iniciaram as visitas técnicas, que já foram realizadas a cerca de 40 municípios do Estado. Por onde passa, José Mário também agradece aos parceiros que se dedicaram à campanha eleitoral de 2014, pleito em que se candidatou a deputado federal. Hélio Teodoro de Rezende, produtor rural de Inhumas, comentou sua participação na campanha. “Nunca tinha me envolvido com política e agradeço a seu projeto por ter me mostrado um lado da política que eu não conhecia. Percebi que existem projetos de bem e que nós, produtores rurais que somos tão desunidos, precisamos nos unir para nos fortalecer”, declarou.

Áreas de atuação

Veja também

Produção

Notícia

Produção de soja e milho sofreram ajustes dos números para safra 23/24

Safra

Agricultura

Safra 23/24: Relatório do USDA apresenta leves oscilações

Senar

Notícia

Senar Goiás lança curso online: “Nutrição de bovinos de leite na era da pecuária 4.0”

Imagem