Instituto vai integrar pesquisas de algodão, soja e outros grãos

Imagem

26 01 inauguracao igaabrapa 8Os agricultores de Goiás passam a contar, a partir deste ano, com um novo centro de pesquisas agrícolas voltado para experimentação, desenvolvimento, validação e transferência de tecnologias de produção e manejo das principais culturas plantadas no Estado. Na última sexta-feira, 26 de janeiro, o Instituto Goiano de Agricultura (IGA), em Montividiu (GO), na região Sudoeste, recebeu cerca de 200 convidados, entre produtores, pesquisadores e profissionais do setor, para a solenidade de inauguração e o Tour da Soja, que apresentou 54 cultivares da oleaginosa.

O IGA foi idealizado pela Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa) no ano 2013. Recursos na ordem de R$ 30 milhões, provenientes do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), possibilitaram a aquisição da fazenda de 242 hectares e, em 2017, a construção de toda a infraestrutura de galpões, edificações operacionais e administrativas e a compra de máquinas e equipamentos para plantio, monitoramento e análises.

“Queremos levar conhecimento científico de forma aplicada aos produtores, sempre respeitando as normas legais e ambientais que guiaram toda a construção e os manejos nesta fazenda”, afirmou o presidente do IGA e da Agopa, Carlos Alberto Moresco. “O Instituto vem para ajudar o produtor a sobreviver na atividade, ajudar a produzir mais com menos recursos”, frisou.

Embora tenha sido criado e construído com recursos da cotonicultura, o IGA não vai se limitar a estudos sobre algodão. Culturas que integram este sistema de produção agrícola, como soja, milho e feijão, também terão espaço no Instituto.

Nesse sentido, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO) está buscando trabalhar em parceria com o IGA. “A ideia é que possamos utilizar esta estrutura e desenvolver pesquisas de campo voltadas também para a soja”, informou o presidente da Aprosoja-GO, Bartolomeu Braz Pereira. “O IGA vai gerar grandes benefícios aos produtores, por exemplo, contribuindo para o desenvolvimento de práticas que ampliam a produtividade a custos compatíveis com a atividade”, ressaltou Bartolomeu, que também é vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).

Presente no evento, o presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio de Goiás, deputado estadual Lissauer Vieira, destacou que o "IGA vai trazer informações, melhorias e mais subsídios para a tomada de decisões, oferecendo maior suporte para o produtor".

Serviços

Além de pesquisas, o IGA vai ofertar treinamentos, capacitação técnica e transferência de tecnologia, serviços de certificação de produtos agrícolas, gestão e execução de tarefas em programas fitossanitários, eventos técnicos e científicos, entre outros.

Fonte: Aprosoja-GO, com informações da Agopa

Áreas de atuação

Veja também

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Senar

Notícias

Senar Goiás realiza aulões especiais de ENEM

Produtores

Notícias

Produtores deverão fazer atualização do cadastro de outorga

Imagem