AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Já está disponível o novo curso de licenciamento ambiental do Senar Goiás

A qualificação pode ser solicitada nos Sindicatos Rurais do estado

Com o objetivo de levar informação aos produtores rurais como também aos técnicos, para manter sempre a legalidade das atividades produtivas, o Senar Goiás lançou o curso: Licenciamento Ambiental. A qualificação foi idealizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), buscando minimizar os problemas que os produtores rurais vêm enfrentando ao buscar a emissão das certidões. Muitos estão pagando valores altos para o que nem necessita de licenciamento formal, são as chamadas atividades de inexigibilidade. Nos três módulos, de 16 h cada, serão repassadas orientações, bem como exercícios práticos para simplificar o atendimento das exigências. Assim espera-se que os proprietários rurais não tenham gastos desnecessários e estejam sempre em harmonia com o meio ambiente.

Veja o conteúdo dos módulos

1º Licenciamento Ambiental (Sistema Operacional)

O módulo aborda aspectos gerais do licenciamento ambiental, e apresenta o novo sistema de licenciamento do estado de Goiás (Sistema Ipê), que permite a solicitação de licenças, registros de todas as atividades licenciadas.

Serão apresentados ainda detalhes das atividades de inexigibilidade. Além de mostrar que alguns municípios são descentralizados e por isso alguns tipos de licenças podem ser solicitadas através dele ao invés do estado.

2º Licenciamento Ambiental (Corte de árvores isoladas CAI e supressão vegetal)

Serão tratadas as legislações mais específicas (Leis Estaduais como a 20.694/2019 e 21.231/2022 por exemplo), conceitos e diferenciação de CAI e supressão, bem como limpeza de pasto. Ainda Abordará os estudos para elaboração de Inventário florestal. Conceitos de Reserva Legal e App, dá enfoque no código Florestal.

3º Licenciamento Ambiental (Elaboração do estudo de Fauna)

Esse módulo trata do estudo de fauna com conceitos gerais e de ADA (área diretamente afetada) AID (área indiretamente afetada). Foca no Termo de referência para elaboração do estudo, conceitos de zoologia, cuidados com a questão de afugentamento dos animais, durante a execução da atividade de supressão.


Saiba mais na entrevista a seguir.

Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag

Áreas de atuação

Veja também

Biogás

Notícias

Biogás e biofertilizantes: oportunidades para reduzir custos e garantir sustentabilidade no campo com orientação do Senar Goiás

Graviola

Notícias

Graviola goiana busca espaço no mercado com acompanhamento do Senar Goiás

Senar

Notícias

Senar Goiás apresenta soluções para o plantio e manejo da lavoura de grãos

Imagem