Gilmara Roberto
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, participou do Encontro Goiás Mais Leite Metodologia Balde Cheio 2014 na última terça-feira (19/11). O evento, que reúne técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Goiás, é momento de atualização técnica e repasses metodológicos. Com início no dia 17 de novembro, as aulas e palestras seguem até esta quinta-feira (20/11).
José Mário destacou a importância da atuação dos técnicos na consolidação do Programa Goiás Mais Leite, que já é um dos mais eficientes projetos de assistência ao produtor do Estado de Goiás. “Muitas famílias assistidas pelo programa saíram de um nível baixo de produção e hoje estão num estágio muito melhor. Tudo graças aos trabalhos desses técnicos. Isso, mais do que resultados positivos para a produção, representa mais qualidade de vida para as famílias”, considerou.
Além de discutir questões específicas da atuação de técnicos no campo, José Mário tratou da importância de se investir em assistência técnica na mesma medida que se investe em fiscalização. “O fiscal tem a função fundamental de garantir, principalmente, segurança sanitária no campo. Mas a visita do técnico, que promove a educação e capacitação, é igualmente importante para que o produtor tenha condições de ter os melhores resultados na sua produção”, avaliou.
Em Goiás, o Programa Goiás Mais Leite já atende a cerca de 800 produtores e envolve cerca de 50 técnicos. Em todo o Estado, são centenas de casos de produtores que multiplicaram a sua produção, conforme relatou o técnico Rogério Trevissoli, de Caçu: “Produtores assistidos por mim produzem até três vezes mais do que antes do programa. Isso é prova de que o Balde Cheio atende às demandas que o produtor precisa para crescer”.
O Encontro Goiás Mais Leite Metodologia Balde Cheio 2014 teve início no dia 17 de novembro e segue até quinta-feira (20/11), no Vivence Hotel, em Goiânia.