Liderança jovem rural é tema de encontro em Anápolis

Imagem

img 20161110 wa0007Juliana Barros

A Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), com apoio do Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), iniciou nesta quinta-feira (10) o 2º Encontro de Empreendedores Rurais Jovens. O encontro que vai até amanhã, reúne cerca de 300 jovens produtores e empresários rurais, profissionais da área técnica, consultores e estudantes, na Estância Park Hotel, em Anápolis. A proposta é desenvolver competências empresariais, políticas sociais dos jovens ligados ao agronegócio goiano, com foco na sucessão familiar dos negócios rurais e na formação e desenvolvimento de novas lideranças representativas na agropecuária.

De acordo com o superintendente do Senar Goiás, Eurípedes Bassamurfo, que na ocasião realizou a abertura do evento, o encontro é uma forma de estimular o jovem produtor e lideranças rurais a empreenderem. Para ele, é necessário que o jovem crie oportunidades e conquiste seus sonhos, por meio da formação e profissionalização. “É necessário acreditar, sonhar e realizar, criar oportunidades. O jovem precisa empreender e buscar mais rentabilidade em seus negócios. Além é claro de fomenta a sucessão familiar”, salientou.

Segundo o assessor técnico da Faeg, Alexandro Alves, o encontro possibilitará na criação de oportunidades no campo, além de gerar renda significativa para os municípios. Para ele, existe um desinteresse da juventude pelo negócio rural, devido a uma série de problemas, como a gestão do negócio, que aparentemente não dá lucro, além da própria família incentivar o jovem a sair do meio rural. “Jovem gosta muito de novidade, por isso, trabalhamos sempre com a inovação, como formas de relacionamento. É necessário promover essa integração da experiência dos mais velhos, com a inovação dos mais jovens”, sinalizou.img 20161110 wa0015

Liderança

O 1º Encontro de Empreendedores Rurais Jovens ocorreu em 2014 e recebeu mais de 250 jovens. Na ocasião, o objetivo principal do evento era propor a criação de vários núcleos de jovens, espalhados nos 126 Sindicatos Rurais (SRs) existentes em Goiás. Para a criação destes centros, era necessário que os jovens tivessem ligação com os sindicatos, exercendo alguma atribuição dentro destes locais, a fim de propor ações, projetos de melhoria, tanto para os sindicatos quanto à comunidade. Para o melhor desempenho deste trabalho, a Faeg e o Senar Goiás, em parceria com o Sebrae Goiás, ofereceria ferramentas destinadas ao desenvolvimento da gestão e liderança destes jovens.

O engenheiro agrônomo e produtor rural, Vinícius Azeredo Borges, 26 anos, da cidade de Ipameri, participou há dois anos do 1º Encontro de Empreendedores Rurais Jovens. O jovem relata que o evento despertou nele um desejo por grande mudança, uma vontade de ser diferente, de empreendedor. Prova disso, é que hoje ele assume várias lideranças. Atualmente, Vinícius é conselheiro fiscal do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicred) do Planalto Central, faz parte da Comissão de Pecuária de Corte, Irrigação, Silvicultura e também da Faeg Jovem. É diretor do Sindicato Rural (SR) de Ipameri e coordenador do Grupo Faeg Jovem de Ipameri. Para ele, os jovens precisam de oportunidades, mas é necessário que ele exerça com muita clareza seu trabalho. “Não adianta nada incentivar e fazer algo diferente. É necessário que o jovem compreenda que somos a mudança do que queremos ver amanhã”, frisou.

img 20161110 wa0018Visão empreendedora

A tutora Rachel Leão Vieira explica que o trabalho de tutor com Faeg Jovem iniciou este ano com seis participantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), sendo que cada conselheiro fica responsável por um município. Ela esclarece que cada grupo é formado de 10 a 15 jovens. “Durante as ações realizadas são utilizadas como ferramentas, oficinas do Sebrae, com o objetivo de capacitar os jovens em suas competências de liderança”, resume. Atualmente são oferecidos quatro cursos, de três a 20 horas, sendo eles: Empreender no campo; Liderar no campo; Gerenciar no Campo e Empreendedorismo.

De acordo com o presidente da Comissão Faeg Jovem, Armando Rollemberg, o agro precisa se fortalecer cada vez mais. “Vemos muito na mídia a força do agro brasileiro, sendo ele a potência do Produto Interno Bruto (PIB) – que segura a crise que o Brasil tem passado, porém precisamos empreender ainda mais no agro. A área rural também necessita desse auxílio. No campo, temos mais tecnologia num grão de soja do que muitos “smartphones”. Isso mostra que precisamos nos atualizar, para que o agro continue sendo a potência que ainda é hoje. É necessário, portanto, melhorar as relações entre as gerações e autoridades”, pontua.

Áreas de atuação

Veja também

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Imagem