Luziânia recebe Dia do Algodão 2015, nesta sexta-feira (17)

Imagem

algodaoAgopa com Gecom Faeg

Consolidado entre os eventos de maior representatividade no setor de agronegócio do estado de Goiás, o Dia do Algodão 2015, promovido pela Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa), será realizado nesta sexta-feira (17), a partir das 8h, na fazenda Onça-GM Agrícola, em Luziânia. O evento contará com a presença do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner e do vice-presidente institucional, Bartolomeu Braz.

Para o presidente da Faeg, o evento será importante para apresentar técnicas e discutir o cenário atual do algodão, ao lado de produtores rurais e demais integrantes da cadeia em Goiás. Nesta edição o tema será “Fortalecimento da sustentabilidade e viabilidade econômica do algodão” e contará com mais de 350 pessoas, entre produtores, consultores, técnicos, pesquisadores, autoridades, representantes de traders e corretoras, entre outros profissionais.

De acordo com o Luiz Renato Zapparoli, presidente da Agopa, o ponto forte do evento é a participação de todos os envolvidos na cadeia. “A cada ano realizamos o Dia do Algodão numa região diferente do estado, buscando assim prestigiar os produtores locais, promovendo uma maior integração entre os associados e os demais parceiros”, explica Zapparoli.

Setor

Atualmente, o Brasil é referência na cultura de algodão e está entre os cinco maiores produtores mundiais. No ranking, Goiás é o terceiro estado produtor do país. Devido a esse cenário favorável, o evento se firma como importante polo de difusão, incentivando e divulgando as boas perspectivas da área, como; o aumento de 25% previsto para a próxima safra goiana e a inserção da tecnologia de drones para a agricultura de precisão.

Programação

Dentro da programação do dia, foram dispostas quatro estações onde os participantes poderão se informar e debater sobre diversos assuntos. Entre os temas discutidos: os benefícios do algodão para o sistema de produção, sistema de rotação com abordagem nos aspectos agronômicos e econômicos, qualidade do algodão: a busca da excelência e exportação do algodão e destruição dos restos culturais – desafios e perspectivas: demonstrar as tecnologias disponíveis e conscientizar sobre a importância desse processo no controle de pragas.

Parceiros

Essa edição do Dia do Algodão tem organização técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário de Goiás (Fundação Goiás) e GM Agrícola. Além disso, conta com apoio Institucional da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Fundo de Incentivo à Cultura do Algodão em Goiás (Fialgo) e Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

Sobre a AGOPA

Dirigidos pelo ideal de fazer crescer, profissionalizar e fortalecer a cotonicultura goiana em base sólida de representação dos interesses e direitos do cotonicultor goiano, um grupo de agricultores do município de Santa Helena, em 14 de dezembro de 1999, fundou a Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa): instituição sem fins lucrativos, com o principal objetivo de unir, congregar, representar, assistir, orientar, organizar e defender os direitos dos Associados, inclusive estimulando desenvolvimento técnico, profissional e social dos cotonicultores do Estado de Goiás.

Serviço: Dia do Algodão

Data: 10/07/2015

Local: Luziânia/ GO - Fazenda Onça / GM Agrícola

Horário: 8 horas

Telefone para contato: (62) 3241-0404

Áreas de atuação

Veja também

ESG

Notícias

ESG avança nas empresas rurais goianas

Queijos

Notícias

Queijos suíços produzidos em Goiás alcançam mais mercado com assistência do Senar Goiás

Qualificação

Notícias

Qualificação fortalece a arte e o empreendedorismo

Imagem