Mesmo com ligeira recuperação do preço do leite produtor deve ficar atento à gestão

Imagem

Do final do ano passado até o início de 2022, muitos produtores de leite abandonaram a atividade diante da queda do preço do produto e alta dos insumos. Por outro lado, aqueles que são acompanhados pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar Goiás (ATeG), conseguiram passar pela crise e agora entraram num cenário um pouco mais estável.

No entanto, é importante que o pecuarista tenha a real noção de receita e da despesa da propriedade. Agora, por exemplo, o produtor que recebeu R$2,13 lá em janeiro, vai receber em maio cerca de R$2,50. Esses 37 centavos não podem ser considerados como lucro. O aumento de 17%, no preço do litro do leite, não se equipara ao reajuste do custo de produção. Por isso é importante a assistência técnica do Senar Goiás.

O técnico de campo vai até a propriedade, analisa o custo de ração, mostra possibilidades para reduzir o gasto, verifica se a raça do gado atende bem, oferece opção de melhoramento genético. De acordo com o perfil, se busca a melhoria. É uma mudança de visão aliada à tendência do mercado futuro. Veja mais na entrevista do gerente de Assistência Técnica e Gerencial do Senar Goiás, Guilherme Bizinoto.


Comunicacao Sistema Faeg/Senar/Ifag

Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Senar

Notícias

Senar Goiás promove o Fórum de Carreiras em Goianésia para impulsionar a empregabilidade no agro

Imagem