AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Kátia Abreu vem a Goiás debater futuro da agropecuária

Anuncio será feito durante abertura da exposição agropecuária de Piranhas. Foto Larissa Melo

Nayara Pereira com informações do Mapa
Com o intuito de discutir temas relevantes para agropecuária como um todo, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Kátia Abreu, vem a Goiás no próximo dia 3 de setembro. A cidade escolhida foi Piranhas, onde a também senadora vai participar da abertura da 23° Expoapi, realizada pelo Sindicato Rural (SR) do município. A ministra será recebida pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, que deve apresentar um panorama da atividade em Goiás e debater os principais problemas enfrentados pelo produtor. O evento acontecerá no Parque de Exposição Willian José dos Santos, em Piranhas.

Durante a visita, marcada para às 9 horas, a ministra vai falar sobre as reformulações pelas quais o Mapa está passando e sobre o que deve mudar até o final de sua gestão. Compõem a pauta de discussões temas como crédito rural, assistência técnica, a criação de um ministério sem papel e produção leiteira em Goiás. Além disso, Kátia Abreu vai prestigiar a abertura da 24° Festa do Peão, tradicional em Piranhas.

Entre os assuntos que serão debatidos, a produção de leite ganhará destaque. Visando a melhoria da competitividade do setor lácteo brasileiro, especificamente em Goiás - considerada a quarta maior bacia leiteira do país, Kátia vai anunciar a liberação de cerca de R$ 300 milhões para o Programa de Melhoria da Competitividade do Setor Lácteo Brasileiro. A verba destinada a Goiás, contemplará também os estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, que dará as boas-vindas à ministra, a verba deverá ser investida em assistência técnica, melhoramento genético, promoção comercial, controle e erradicação da brucelose e tuberculose. “Em todo o país, a cadeia produtiva do setor envolve 1,3 milhão de produtores. Só em Goiás produzimos mais de 3,8 bilhões por ano. E por meio dessa verba, reforçaremos a qualidade do nosso produto, a assistência técnica, o melhoramento genético e principalmente a abertura de novos mercados”, destaca.

Os cinco estados que receberão os recursos, respondem por 80% da produção nacional de lácteos. Em Goiás, segundo Schreiner, a produção está presente nos 246 municípios goianos. “Em quase toda propriedade rural a principal atividade vem do leite, acredito que investir em assistência técnica fará com que nosso estado cresça cada vez mais no ranking nacional”.

Áreas de atuação

Veja também

Especialistas

Notícias

Especialistas discutem mercado e perspectivas para a pecuária

Sistema

Notícias

Sistema Faeg/Senar é destaque nacional no Prêmio IEL de Talentos 2024

Donos

Notícias

Donos e usuários precisam ter atenção especial com barragens em período chuvoso

Imagem