Assessoria de comunicação Faeg
Nesta quinta-feira (04), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, recebeu na sede da entidade, parte do comando efetivo de Policiais Militares (PM) da cidade de Catalão. Na ocasião, os membros da corporação que estavam acompanhados do presidente do Sindicato Rural (SR) do município, Newton José da Silva, apresentaram um projeto de patrulhamento rural por meio de GPS, além de outros mecanismos capazes de evitar e conter crimes praticados no meio rural da região.
O objetivo do encontro foi de buscar uma nova parceria com a Faeg, por meio de cursos e treinamentos de profissionais para atender melhor ao homem do campo, além de divulgar e apresentar o projeto para outros municípios do estado. “Esse projeto é um exemplo para todos os municípios de Goiás. A insegurança no campo está crescendo diariamente e assombrando os produtores rurais. Daremos total apoio ao projeto”, afirmou o presidente da Faeg, José Mário Schreiner.
O major Carvalho, falou sobre os procedimentos adotados pelos policiais. “Nós coletamos os dados pessoais do proprietário, o telefone de contato, captamos imagens da marca do gado, tratores, implementos agrícolas, fotos da sede da propriedade para identificação e também são salvos as coordenadas geográficas da propriedade” afirmou.
Com o uso do GPS, os policiais registram as coordenadas do local e em seguida cada propriedade recebe um número de identificação em placas que informam que aquela área é monitorada pela Patrulha Rural. Em uma solicitação de emergência, o proprietário informará o número do seu cadastro e a PM já terá um banco de dados inclusive com a rota do GPS para deslocamento.
“Ao invés da PM ficar procurando, perguntando informações sobre a propriedade rural e buscando os dados, nós já vamos ao fato, no local da ocorrência, porque nós já temos os dados, conforme o número que nos é repassado. Com essas informações, facilita e dá agilidade, minimizando nosso tempo de resposta”, destacou o major, que na ocasião também estava acompanhado pelo Comandante do 9º Comando Regional da PM de Catalão, Coronel Sérgio Ricardo.