AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Moradores de assentamento em Minaçu, inauguram abatedouro

Imagem

Abatedouro fredoxcarvalho 21Nayara Pereira

Um sonho que aos poucos foi se concretizando e se tornou realidade para os moradores do assentamento Roberto Martins de Melo, localizado no município de Minaçu, a 513 quilômetros de Goiânia. Um grupo de 18 mulheres inaugurou, na última sexta-feira (8), um abatedouro de frango, que visa atender a cidade e região. A iniciativa faz parte do curso Com Licença Vou à Luta, disponibilizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) em parceria com o Sindicato Rural (SR) da cidade.

Segundo o presidente do SR de Minaçu, Ian Carvalho, o desejo de construir um abatedouro no município, incentivou não só as mulheres, mas também os órgãos públicos e empresas privadas da região. “Elas tinham um sonho e estavam dispostas a colocar em prática. O que fizemos foi financiar parte desse sonho de acordo com o alcance de todos envolvidos”, ressalta.

Com o auxílio dos parceiros, o frigorífico que pertence aos Associados dos pequenos produtores rurais do Assentamento Roberto Martins de Melo (Asproar), recebeu maquinários novos e tecnologias avançadas para a saúde das aves. “Além da qualidade da água e a disponibilização de energia elétrica para contribuir com as matrizes, para que os animais saiam saudáveis e com a genética acessível condizentes com o mercado, o frigorifico receberá as certificações exigidas pelos órgãos de fiscalização”, explica Ian.

No processo de criação, cada família ficará responsável peles cuidados alimentares e sanitários das aves, além da separação dos frangos prontos para o abate, tudo feito na própria propriedade. Em seguida, serão levados para o abatedouro. A separação será feita de acordo com os tamanhos e peso de cada um, além dos requisitos de qualidade e saúde das aves. No total, o abatedouro envolverá cerca de 80 famílias do assentamento.

Para o presidente, tudo isso é motivo para celebrar e reconhecer a união de todos em prol do desenvolvimento da região. “É nítido nesse caso, perceber o empenho em melhorar a renda familiar dos envolvidos, com uma simples ação novos caminhos se abriram e possibilitaram em breve a expansão do negócio, o que para Minaçu será muito importante”, pontua.Presidente do SR de Minaçu fredoxcarvalho 72

A visão de crescimento das mulheres, também chamou a atenção do supervisor regional do Senar Goiás, Dirceu Borges, que elogiou o trabalho realizado pelas famílias envolvidas. “Essas famílias foram atrás do sonho e abraçaram o espírito empreendedor de crescer e modificar a realidade em que elas vivem. Nós do Senar estamos orgulhosos do trabalho desenvolvido na criação do abatedouro”, destacou o supervisor.

Denise 2014 fredoxcarvalho 107

Com Licença Vou à Luta

A frase caracteriza a realidade das 18 mulheres envolvidas, a partir de um sonho, as lutas diárias das donas de casa e proprietárias rurais passaram a se resumir em encontros semanais. O curso Com Licença Vou à Luta, realizado em cinco módulos, levou conhecimento e disposição as participantes. Denise Francisca Reges, de 27 anos é um exemplo. A proprietária rural, avançou e passou a enxergar na avicultura e nos processos de administração, mudanças para o futuro da sua família.

Com um tempo regrado, devido aos cuidados com sua casa e filhos, a proprietária rural disponibiliza também, parte do seu tempo, nos cuidados com sua horta, que aprendeu através do curso de hortaliça do Senar. “Tive que mudar meus horários para conciliar atenção aos meus filhos e a dedicação com minha horta, quando fui chamada para juntar as mulheres, percebi uma forma de aumentar ainda mais minha renda”.

Mas no começo, as incertezas fizeram parte da vida de Denise, mesmo com o apoio da família e das amigas, a proprietária rural precisou de um empurrãozinho para juntar-se as 17 mulheres. “Senti que não conseguiria fazer duas coisas ao mesmo tempo, por isso, não recusei no começo. Com o tempo, fui percebendo que a nossa criação de frango poderia crescer e traz mais lucros, aí resolvi participar do projeto”, esclarece.

Solenidade

Estiveram presentes na inauguração do abatedouro, o prefeito de Minaçu, Maurides Rodrigues do Nascimento, além de parte do seu secretariado. Os parceiros envolvidos no projeto como a Associação dos Produtores de Soja de Goiás (Aprosoja) e representantes da Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa (Furnas) Eletrobras,Tractebel Energia em Minaçu.

Áreas de atuação

Veja também

Cerveja

Notícia

Cerveja goiana é finalista no Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024

Agronegócio

Notícia

Agronegócio emprega mais de um milhão de pessoas em Goiás

Senar

Notícias

Senar Goiás oferece curso sobre fertilidade do solo e adubação

Imagem