O que esperar do mercado agrícola em 2020?

Imagem

O Perspectivas para o Setor Agrícola 2020-Gestão de Mercado, reuniu mais de 200 pessoas interessadas principalmente em informações para o planejamento da próxima safra. Essa atitude é a grande diferença no resultado final destacou, Renato Cochon-coordenador do Núcleo Econômico da CNA. Veja a entrevista.


A primeira parte do evento foi sobre Ferramentas Para a Gestão de Risco-Resultados da Assistência Técnica e Gerencial no Setor Agrícola. O coordenador técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás ( Ifag), Fernando Borges, entre os resultados positivos, destacou o Programa Senar Mais. “Nos últimos três anos, 5.800 produtores passaram pelo programa. Fizemos diagnóstico, planejamento e acompanhamos os resultados. Atualmente Goiás é o estado que tem o maior número de propriedades assistidas pelo Senar em todo o país”.

Logo em seguida Wanderson Portugal do SEBRAE e Vinicios Pissolato, da AEAGRO- empresa de Software Agrícola, participaram de uma mesa redonda mediada pelo Superintende Do Senar Goiás Dirceu Borges.

“A gente busca trazer para os nossos produtores rurais, o maior número de informações, de dados do mundo sobre a economia para que ele consiga ter controle dos custos na ponta da caneta, minimizar os riscos dentro da sua lavoura do seu negócio e consequentemente consiga aumentar o lucro dentro da sua atividade”, pontuou Dirceu.

A segunda parte do evento foi marcada pela palestra de Ênio Fernandes, consultor da Terra Agronegócios. Ele fez um panorama das maiores economias do mundo e fez uma leitura do mercado voltado principalmente para grãos. “Quem vai ser a maior potência mundial daqui há 30 anos? Isso mexe com as commodities (soja/ milho). Se a gente (Brasil) vai dar certo? Não sabemos. Mas sabemos que temos mais chances se acompanharmos as evoluções tecnológicas e mantermos competitivos. Esse ano é o ano de proteger margem, tanto pra safrinha de 2020, pra segunda safra”.

Na sequência foi realizada mais uma rodada de perguntas com a participação do presidente da Aprosoja Bartolomeu Braz, Enio Fernandes e Renato Conchon.

Os Novos Acordos Comerciais e Seus Impactos para a Economia Brasileira em 2020 foram tratados na palestra de Marcos Prado Troyjo, secretário especial de comércio exterior e assuntos internacionais do ministério da economia. Veja mais no vídeo.


O presidente do Sistema Faeg/Senar e deputado federal José Mário Schreiner, falou da importância da realização do evento. “Hoje estamos aprimorando os debates para 2020. Estamos discutindo periodicamente com os produtores sobre suas produções. Temos a abertura do mercado internacional através da ministra Tereza Cristina. Mas é importante destacarmos também a irrigação, aqui mais perto da gente. Temos que buscar uma solução duradoura porque a crise hídrica já é recorrente e interfere anualmente no trabalho e renda dos nossos produtores”.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Antônio Carlos de Souza Lima Neto, destacou o evento como um marco importante para o fortalecimento do setor. “Goiás bateu recorde da safra 2018/2019. Isso representa a força dos nossos produtores. Precisamos visualizar o que temos pela frente. Essa é a oportunidade de diversificarmos o setor agropecuário. Todos de mãos dadas contribuindo para alavancar o setor”.

Wanderson Portugal Melo, diretor técnico do Sebrae reforçou que empreendedor é aquele que busca informação. “O Sebrae e o Senar são gêmeos siameses nas parcerias. Estamos trazendo informações para que o produtor tome decisões. O produtor usa tecnologia muito mais do que pensamos. Dentro da porteira ele faz a diferença”.

O evento foi encerrado com mais uma rodada de perguntas e respostas aos palestrantes.


Fotos: Fredox carvalho

Caroline Santana

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Senar

Notícias

Senar Goiás promove o Fórum de Carreiras em Goianésia para impulsionar a empregabilidade no agro

Imagem