Muitos produtores rurais gostariam de ter acesso a cursos e treinamentos, mas por causa da correria do dia a dia não conseguem participar. É por isso que o Senar Goiás, através de parceria com os Sindicatos Rurais, realiza palestras noturnas de diversos conteúdos de forma online. Um dos exemplos de como essa adequação pode ser útil na prática da rotina da propriedade, vem do Leonardo Alberto Vaz, de Ipameri.
Em outubro do ano passado ele teve acesso a um conteúdo sobre consórcio de capim e milho, ministrado pela instrutora Letícia Vilela, por intermédio do Sindicato Rural de Morrinhos.
“Na época eu questionei! Porque a gente sempre matava o capim para plantar o milho. Foi quando a instrutora Letícia mostrou que estava tomando prejuízo e orientou sobre os custos e benefícios. Eu fazia o seguinte: depois que eu colhia o milho, eu plantava o capim. Ela então nos mostrou que poderíamos aproveitar a adubação, as mesmas horas de trator para os dois. Eu resolvi fazer um teste. E deu muito certo. Estou colhendo o milho para fazer silagem para vacas de leite e deixando o capim para o gado de corte. Tive outro benefício: nenhuma erosão na minha propriedade. O capim segurou. Descobri o GGG: ganha, ganha, ganha, três vezes”, agradece o produtor, descontraindo.
Para ter acesso às palestras online sobre agricultura, pecuária, e demais cadeias do agro, solicite ao Sindicato Rural da região. Leonardo mandou fotos, comprovando o resultado.
Comunicação Sistema Faeg/Senar