"Pecuária de precisão é opção para ajustar-se ao mercado", diz consultora

Para consultora fazer pecuária de precisão é ajustar se continuamente ao mercado. Foto Fredox CarvalhoNayara Pereira

“Fazer pecuária de precisão é ajustar-se continuamente ao mercado, usar os recursos disponíveis com máxima eficiência, reduzir custos e melhorar a produtividade”, explicou a consultora de mercado, Lygia Pimentel, durante mais um Encontro Regional de Pecuária de Corte, realizado na última sexta-feira (11), na cidade de Quirinópolis. Lygia foi palestrante nos encontros promovidos pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e Sindicatos Rurais (SRs) e descreveu muito bem o que se passa na pecuária brasileira: “para uma pecuária rentável é necessário observar os detalhes e principalmente o mercado”.

Nada mais compreensível, já que o setor convive atualmente com margens estreitas e em formas de ciclo com preços variados. Ou seja, redução da oferta e estagnação do mercado. “Hoje o poder de compra do consumidor não é mais o dos anos anteriores. A opção, agora, é pelas carnes de aves e suínos, que correspondem com preços acessíveis e com a mesma qualidade que a carne bovina oferece. Com isso, houve diminuição da demanda de acordo com o consumo interno”, destacou Lygia.

Segundo a consultora, a ideia é buscar animais que produzam mais comendo menos ingredientes que possam substituir o milho e aditivos, e que otimizem a atividade ruminal, automação de processos para economizar mão de obra, instalações mais funcionais e técnicas de manejo que garantam o bem-estar animal. Tudo isso, de acordo com Lygia, é pecuária de precisão.Para Maurício Velloso fator principal para motivar o setor na obtenção do pecuarista de precisão é um produto

Para ela, é uma opção favorável e previsível para o mercado brasileiro de confinadores, já que a atividade não vive mais de lucros especulativos. “Algumas técnicas de precisão já estão disponíveis no Brasil, mas demandam aperfeiçoamento ou incorporação a sistemas integrados. Sobrevirão aqueles que souberem usá-las a seu favor, em resposta às demandas mercadológicas futuras”, salientou.

Para o presidente da Comissão de Pecuária de Corte da Faeg, Maurício Velloso, o fator principal para motivar o setor na obtenção do pecuarista de precisão é um produtor bem informado. “Existem técnicas novas a cada momento no mercado e também novas exigências. É preciso que o pecuarista esteja no meio das novidades. Um dos nossos desafios como representantes do setor é mudar a visão do produtor a aderir a tecnologias e informações que estão da porteira para fora como a pecuária de precisão”, ressaltou Velloso.

Produtor foi em busca de informações sobre o mercado. Foto Fredox CarvalhoEm busca de conhecimentos

Procurando por informações sobre as novidades do mercado e principalmente da atividade pela qual trabalha há anos, o pecuarista Heinz Guderian vê no setor uma possibilidade de avanço no incremento da sua produção. “A pecuária de corte demanda mudança rotineira na produção, o que nos exige profissionalismo e adequação ao mercado. Os Encontros de Pecuária de Corte são fundamentais para que isso aconteça, porque traz ao nosso município as informações que tanto precisamos”, destacou o produtor que trabalha na atividade da pecuária de corte em sua propriedade de 300 hectares.

Proposta

A Faeg realiza os Encontros Regionais de Pecuária de Corte porque entende que, cada vez mais, a profissionalização do produtor deve chegar à comercialização dos produtos da agropecuária. Isso transmite eficiência e busca oferecer garantias à cadeia produtiva. Para a pecuária de corte, a Federação realiza ainda o Programa Pesebem, que acompanha o abate e garante a pesagem correta dos animais.

Confira datas, horários, locais e a programação dos próximos eventos:

Iaciara e região

Data: 15/03/2016 (Terça-feira)

Horário: 19h30

Local: Salão de eventos do Sindicato Rural

Jussara e região

Data: 16/03/2016 (Quarta-feira)

Horário: 19h30

Local: Tatersal de Leilões da Pecuária

Mozarlândia e região

Data: 17/03/2016 (Quinta-feira)

Horário: 19h30

Local: Salão do Sindicato Rural

São Miguel do Araguaia e região

Data: 18/03/2016 (Sexta-feira)

Horário: 19h30

Local: Câmara Municipal: Rua 2 S/N - Centro

Áreas de atuação

Veja também

Aplicativo

Notícia

Aplicativo Leite Bem, do Senar Goiás, ajuda a economizar 20% com custos de produção

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Imagem