Pecuaristas buscam aprimorar planejamento da produção

Imagem

Reuniao larissa melo 07Nayara Pereira

A agropecuária é um dos setores que mais têm contribuído para o desenvolvimento econômico do Brasil, e nos últimos dois anos, sendo o único setor a incrementar o Produto Interno Bruto (PIB). Entre as atividades do agro, a pecuária de corte vem se destacando, mas alguns gargalos vêm dificultando o avanço da cadeia. Buscando reverter essa situação, a Comissão de Pecuária de Corte da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), reuniu nesta sexta-feira (19), na sede da entidade, para traçar estratégias.

De acordo com o presidente da Comissão, Mauricio Velloso, grande parte dos pecuaristas ainda praticam uma pecuária sem o devido planejamento. “O que precisamos é de um setor mais unido, mais profissionalizado, onde a maioria dos pecuaristas tenham acesso ao conjunto de tecnologias que garantam rentabilidade e sustentabilidade ao sistema produtivo e as incorporem ao seu negócio”, disse.

Outro ponto levantado ao longo da reunião, diz respeito a capacitação dos pecuaristas para a utilização das ferramentas disponíveis a uma comercialização mais sustentável e segura. “Acho que uma das possíveis soluções para a cadeia evoluir está na capacitação completa das pecuaristas”, destacou o gerente executivo da Associação Nacional dos Confinadores (Assocon), Bruno de Jesus Andrade.Reuniao larissa melo 11

Para o pecuarista, Wagner Miranda, a palavra de ordem é planejamento. “Cada dia nosso setor pode melhorar e buscar alternativas para avançar, tanto na comercialização, desde o processo de cria e recria, até a hora do abate”, pontuou Wagner, que também é presidente da Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ).

Além disso, foi discutido também a formalização das vendas de gado, projeto de combate a carne clandestina, marketing da carne, evolução do Programa Pesebem e as ações da Comissão Nacional de Pecuária de Corte.

Áreas de atuação

Veja também

ESG

Notícias

ESG avança nas empresas rurais goianas

Queijos

Notícias

Queijos suíços produzidos em Goiás alcançam mais mercado com assistência do Senar Goiás

Qualificação

Notícias

Qualificação fortalece a arte e o empreendedorismo

Imagem