Schreiner destaca potencial da pecuária no Interconf

Presidente destacou potencialidades do setor em meio a crise econômica. Foto Larissa MeloNayara Pereira

Buscando competitividade, produção com máxima eficiência e maior qualidade na pecuária intensiva, a 8ª edição da Conferência Internacional de Confinadores (Interconf) 2015, iniciada oficialmente nesta terça-feira (15), contou com a presença do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, que ressaltou aos criadores, confinadores, estudantes e representantes do setor, o potencial da pecuária goiana, além de destacar os investimentos para o crescimento da atividade no estado.

Segundo Schreiner, discutir os rumos da pecuária e principalmente investir em novas tecnologias fortalecerá cada vez mais o potencial do setor, além de apresentar um novo futuro para a pecuária. “Não é à toa que estamos superando e segurando o país, mas com os arrochos do governo teremos algumas dificuldades. Sei que aqui serão apresentadas novidades e tecnologias de ponta, que possibilitarão o avanço do nosso setor”, destacou.

Para o presidente da Associação Nacional dos Confinadores (Assocon), Eduardo Alves, discutir tradicionalmente a importância da cadeia produtiva da carne bovina, reunindo os melhores técnicos, produtores, especialistas de mercado, com a finalidade de visualizar o melhor cominho para a pecuária intensiva, é um dos principais objetivos da Interconf 2015. “Conhecer as ferramentas de gestão, controle de dados e ter domínio geral sobre o mercado bovino interno e externo é uma das principais variáveis entre um pecuarista bem-sucedido”, diz Eduardo.

Na prática, conforme organizadores, o pecuarista precisa focar numa visão a longo prazo. A perspectiva é familiarizar o pecuarista com assuntos que, a princípio, estão alheios à necessidade de interagir com taxas de exportação, cotação do dólar, índices inflacionários, taxas de crédito e políticas públicas regulatórias. “É preciso planejar com antecedência. O que acontece do outro lado do mundo afeta dentro da porteira do pecuarista, por isso é preciso discutir e apresentar novas ferramentas em um encontro como esse”, afirmou o presidente da Assocom.Eduardo falou da importancia do Interconf 2015. Foto Larissa Melo

Setor em pauta

Realizado pela Assocon, a Interconf vai priorizar, este ano, assuntos correspondentes ao que ocorre de fora da porteira. Naturalmente habituado ao manejo de animais, a ideia é tirar o pecuarista de sua zona de conforto. Ao longo da programação que se estende até o dia 17 de setembro, os presentes participaram de palestras direcionadas a conhecerem mais de perto o cenário macroeconômico, políticas públicas e gestão.

Pecuáristas confinadores estudantes e especialistas lotaram abertura do Interconf. Foto Larissa MeloConsiderada um dos maiores eventos da pecuária intensiva da América Latina, nesta edição, a Interconf traz como proposta o tema: Novos Caminhos da Pecuária. O objetivo é auxiliar com informações os pecuaristas a produzir mais e melhor, com tecnologia, insumos de boa qualidade e rentabilidade, considerando a atual conjuntura econômica, mas também de olho no futuro.

Neste ano, o evento contará com painéis temáticos em dois dias de congresso, no Oliveiras Place, e um dia de campo, na Fazenda Ana Paula. Com esta programação, os participantes terão acesso a um extenso conteúdo técnico sobre todas as fases da atividade, incluindo conceitos importantes sobre a gestão e o controle de dados das propriedades.

Pesagem com qualidade

Presente nos três dias de evento, a Faeg e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), apresentarão aos pecuaristass presentes, o potencial do Programa Pesebem, que tem como objetivo melhorar a relação comercial entre pecuaristas e frigoríficos, por meio da instalação de balanças na linha de abate para a realização de aferição de peso dos animais abatidos nos frigoríficos que aderem a parceria.

Áreas de atuação

Veja também

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Nutrição

Notícias

Nutrição do Solo para Cultivo de Frutíferas: conheça o curso gratuito do Senar totalmente online

Plano

Notícias

Plano Safra 2025-2026 não atende as necessidades do setor rural

Imagem