AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Faeg participa de 15° encontro de Plantio Direto na Palha

Imagem

Juliana Barros

José Mário Schreiner, explanou sobre a importância da temática. Foto: Larissa MeloFoi dada a largada ao 15° Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha 2016 - evento sediado em Goiás - no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG) - entre os dias 20 a 22 de setembro. A solenidade de abertura ocficial aconteceu nesta terça-feira (20) e reuniu pesquisadores, professores, alunos de Agronomia, técnicos e extensionistas rurais, produtores e consultores da agropecuária do país, além do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, um dos nove integrantes que compôs a mesa diretiva e também o vice-presidente da Faeg e presidente da Associação dos Produtores de Soja de Goiás (Aprosoja Goiás), Bartolomeu Braz.

Na ocasião, Schreiner explanou sobre a importância da temática e destacou o espaço que cada vez mais o Brasil tem ganhado no setor agropecuário. Além disso, relembrou a necessidade de o produtor rural investir em novas tecnologias. “É relevante colocar em pauta assuntos que norteiam o cenário atual do agronegócio, a fim de permitir uma discussão mais abrangente sobre este setor. Com toda certeza, só temos a avançar”, delineou.

Em contrapartida, José Mário trouxe à tona a atual situação política e econômica que o Brasil atravessa, sinalizando a oportunidade de mudar e pensar diferente. “Precisamos destacar mais o setor agropecuário. Para isso, é necessário ter coragem para enfrentar os problemas, inclusive as questões ambientais e o desemprego que assola o Brasil. Afinal, são 13 milhões de desempregados. Portanto, cabe uma reflexão, um posicionamento diferente do povo brasileiro, porque a base econômica do nosso País é a agropecuária”, disse.


Plantio Direto

Alfonso Sleutjes, destacou a importância em difundir conhecimento para uma produção sustentável. Foto: Larissa MeloO presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp), Alfonso Sleutjes, destacou em números a importância em difundir conhecimento para uma produção sustentável focada na alimentação das próximas gerações. “Enquanto 33% dos solos no mundo estão degradados, 70% da área de agricultura brasileira, correspondente a 35 milhões de hectares, conta com a técnica de plantio direto na palha, que utiliza os restos vegetais de culturas anteriores, mas apenas 14% delas tem um Plantio Direto de qualidade. Precisamos de melhorar a renda e fortalecer uma boa política de crédito” destacou.

Realizado pela Febrapdp, neste ano, o evento irá abordar conhecimentos em relação à rotação de culturas, controle de invasoras resistentes, manejo de doenças do solo, controle biológico de pragas e doença como nematoides, fertilidade do solo, stress hídrico, mecanização agrícola e sistemas integrados de produção, sem perder de vista a conservação do solo e da água e as características do ambiente das lavouras para a melhoria da eficiência da produção e de renda da atividade agropecuária.

Durante os três dias de encontro serão apresentadas as pesquisas e práticas referentes aos sistemas de produção agrícola, meio ambiente e geração de renda para os agricultores, entre outros temas, como a diversificação de espécies agrícolas e a minimização ou supressão do intervalo de tempo entre colheita e semeadura.

Áreas de atuação

Veja também

Meliponicultura:

Notícias

Meliponicultura: inscrições abertas para o curso de criação e manejo de abelhas sem ferrão

Senar

Notícias

Senar e parceiros laçam Desafio Agro Startup 2025 com mais de meio milhão de reais para vencedores

Resultado

Notícias

Resultado do processo seletivo interno simplificado para formação de cadastro para conselheiro da representação da Faeg no Conselho Administrativo Tributário - CAT

Imagem