Presidente do Sistema Faeg/Senar defende união das federações do agro para subsidiar as negociações do Plano Safra 2021/22

Imagem

Contribuição do setor produtivo para a construção do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2021/2022. Esse foi um dos temas destaque do encontro virtual, da última sexta-feira (5), da Comissão Nacional de Política Agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Durante a reunião, o presidente da Comissão de Política Agrícola e, também, presidente do Sistema Faeg Senar, deputado federal Zé Mário Schreiner (DEM/GO), ressaltou a importância da geração de subsídios junto ao Ministério da Agricultura para a construção do Plano Agrícola e Pecuário.

“O objetivo é gerar subsídios para a negociação do Ministério da Agricultura com as outras áreas do Governo responsáveis pela definição das normas de execução dos instrumentos de política agrícola”, explicou.

A CNA definirá as prioridades do setor para o PAP ouvindo produtores de todas as regiões, conforme realizado em anos anteriores. As contribuições das federações de agricultura e pecuária dos estados para o próximo Plano Safra serão recebidas até o dia 15 de março. A partir disso, serão realizadas videoconferências regionais para reunir as demandas e fechar uma proposta nacional.

Segundo a superintendente técnica adjunta da CNA, Fernanda Schwantes, a agenda de trabalho inclui também assuntos que visam à desburocratização no acesso a financiamentos, a ampliação do crédito privado e o aprimoramento da gestão de riscos.

Além do Plano Agrícola e Pecuário, a pauta da Comissão Nacional de Política Agrícola para 2021 contempla: Plano Plurianual Agropecuário, redução dos custos cartorários, seguro rural, soluções para o endividamento, novas fontes de financiamento e Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). O IDAgro também foi pauta no encontro virtual, uma inovadora plataforma que vai de encontro ao setor produtivo com a garantia de maior segurança jurídica, rastreio e fiscalização.

Também participaram da reunião o presidente da Federação da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), Júlio Rocha Júnior, o vice-presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola, Antônio da Luz, o superintendente técnico da Confederação, Bruno Lucchi, o coordenador administrativo do Instituto CNA, Carlos Frederico Ribeiro, além de membros da Comissão e representantes de federações estaduais.


Comunicação Sistema Faeg/Senar

Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Senar

Notícias

Senar Goiás promove o Fórum de Carreiras em Goianésia para impulsionar a empregabilidade no agro

Imagem