AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Presidente do Sistema Faeg/Senar participa de ação para infraestrutura da agricultura irrigada em Goiás

Imagem

O presidente do Sistema Faeg/Senar e deputado federal José Mário Schreiner, participou do lançamento da instalação de um escritório regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). O objetivo é criar e fortalecer projetos de infraestrutura e de agricultura irrigada em Goiás, em parceria com o governador do estado.

"A iniciativa é muito importante e vai beneficiar 136 municípios goianos banhados pelos rios Araguaia e Tocantins. Sem dúvida, a agricultura irrigada vai contribuir para a melhoria do bem-estar social dos municípios da região que terão acesso às tecnologias para a distribuição de água entre pequenos, médios e grandes produtores. É um momento ímpar para o Agronegócio goiano", destacou.

Oportunidade de desenvolvimento

A iniciativa estuda também fortalecer as ações já desenvolvidas pela Seapa na região, como os projetos de irrigação das cidades de Flores de Goiás e de Luiz Alves, por meio do aproveitamento da expertise e das ações da Codevasf, e criar novos projetos de agricultura irrigada, desenvolvendo a bacia e atuando diretamente na melhoria do bem-estar social dos municípios da região pelo acesso às tecnologias para a distribuição de água entre pequenos, médios e grandes produtores. Nos meses de outubro e novembro, representantes da Seapa e da Codevasf visitaram assentamentos familiares que englobam o Projeto de Irrigação de Flores de Goiás, como Santa Maria, Bom Sucesso 1 e 2, Morrinhos, Macacão, Barra 1 e 2, Boa Vista, Conceição, São Vicente, entre outros, assim como produtores de arroz irrigado e bovinocultura de corte, e constataram como essas iniciativas contribuem para fortalecer as diversas potencialidades de interesse da sociedade, governo e economia goiana.

De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o Governo de Goiás tem buscado formas de desenvolver as diversas regiões do Estado e há uma atenção especial ao Nordeste Goiano, quanto ao potencial agrícola que pode transformar a realidade das comunidades locais. “A região possui clima favorável e solo fértil, mas a água disponível não chega a todos. O que o Governo de Goiás quer fazer, por meio dessa parceria, é dar acesso às tecnologias para ampliar o fornecimento de água àqueles produtores, sobretudo fazer chegar essa água ao pequeno agricultor e ao agricultor familiar”, declara o secretário Antônio Carlos.

Atuação da Codevasf

A Companhia tem atuado por meio de ações que contribuem para o desenvolvimento da agricultura irrigada, revitalização das bacias hidrográficas e mitigação dos efeitos da estiagem com a oferta de água para consumo humano e animal, proporcionando melhores condições de vida da população com a redução das desigualdades inter e intrarregionais. A Codevasf surgiu da necessidade do desenvolvimento da Bacia do Rio São Francisco, com ênfase na irrigação, sobretudo na região do semiárido brasileiro, e foi ampliando sua atuação com o passar dos anos, incluindo a Bacia do Rio Parnaíba e de outros importantes rios do País. Com a publicação da Lei Federal nº 13.507/2017, a Codevasf ampliou ainda mais sua atuação para outras regiões, incluindo as Bacias dos Rios Tocantins e Araguaia, que abrangem 136 municípios goianos.

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Veja também

Condições

Notícia

Condições climáticas e menor demanda influenciam os preços Hortigranjeiros

Produtor

Caso de Sucesso

Produtor de hortaliças hidropônicas, que tinha desistido do cultivo, retoma a atividade produzindo cinco vezes mais com a ajuda da ATeG do Senar Goiás

Mercado

Notícia

Mercado de aluguel de máquinas agrícolas apresenta boas opções para pequenos e médios produtores

Imagem