Produção de soja e milho apresenta crescimento na safra 2024/25

Imagem

Na terça-feira (15), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o 1° Levantamento da Safra, trazendo dados para o ciclo 2024/25.

A estimativa inicial para a safra de grãos 2024/25 aponta para mais uma expansão significativa na agricultura nacional, estabelecendo um novo patamar histórico tanto em área plantada quanto em volume de produção. A projeção para a safra que se inicia estima uma colheita de 322,47 milhões de toneladas, representando um crescimento de 8,3% ou 24,62 milhões de toneladas a mais em comparação com a temporada 2023/24. No início de outubro, os trabalhos de preparação do solo estão em andamento e as culturas de primeira safra estão começando a ser semeadas.

Vale ressaltar, que no decorrer do mês de setembro e início de outubro o clima foi caracterizado por baixa umidade, poucas chuvas e altas temperaturas, atingindo quase 40 ºC em algumas regiões. Adicionalmente, as queimadas que prejudicam o solo e as chuvas escassas foram fatores cruciais para influenciar o ritmo do plantio.

Em relação à produção de soja, a estimativa nacional apresentou 166,05 milhões de toneladas, proporcionalizando um aumento de 12,7% em relação à safra de 2023/24. Para Goiás, a previsão de produção apresentou alteração com um total estimado de 18,8 milhões de toneladas, representando um crescimento significativo de 11,8% em relação aos números apresentados na safra anterior.

Para o milho total, os dados nacionais foram alterados para 119,73 milhões de toneladas, um acréscimo de 3,5% comparada à safra 2023/24. Já para o milho 2ª safra, a produção no Brasil foi estabelecida em 94,6 milhões de toneladas, sinalizando um aumento de 4,8% quando comparado com a safra anterior.

No estado de Goiás, a produção do milho segunda safra foi estimada em 11,3 milhões de toneladas, acréscimo de 14,3% em relação ao ciclo 2023/24. Destaca-se que, as incertezas climáticas nos próximos meses, juntamente com a preocupação dos produtores em conter o ciclo da cigarrinha durante os plantios de verão, resultam em uma tendência de leve redução nas áreas cultivadas.

Fonte: Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB)

Comunicação Sistema Faeg /Ifag

Áreas de atuação

Veja também

Aplicativo

Notícia

Aplicativo Leite Bem, do Senar Goiás, ajuda a economizar 20% com custos de produção

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Imagem