Produção e preços elevam em 6,54% PIB da agropecuária no acumulado do ano até julho

Imagem

Brasília (21/10) – O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária cresceu 6,54% no acumulado de janeiro a julho de 2013, resultado do aumento da produção e da elevação de preços. Nas propriedades rurais, a agricultura cresceu 4,47% e a pecuária, 9,44% no mesmo período, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP).

O PIB do setor agrícola recuou 0,32% em julho. Em termos acumulados, o PIB cresceu 1,82%. Na agricultura, o cenário mais favorável em termos de preços foi o registrado para a batata, o trigo e o tomate. O preço deste último produto recuou em julho, mas sem comprometer a expressiva alta registrada no ano. Também recuaram, no mês, as cotações da soja e do milho. As quedas favoreceram aos consumidores. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desacelerou para 0,03% em julho, após atingir 0,26% em junho, pressionado pela variação negativa do grupo de gastos com alimentação.

A cadeia da pecuária manteve, no mês, o desempenho positivo observado desde janeiro, com crescimento de 1,20% em julho e de 6,91% no acumulado de 2013. As variações de preços justificam o desempenho registrado pela CNA/Cepea. Apesar de as cotações do suíno e do frango vivo estarem elevadas na comparação com o resultado dos sete primeiros meses de 2012, elas têm recuado ao longo de 2013. Para o frango, a tendência de queda foi revertida em julho, e o preço médio de comercialização em São Paulo atingiu patamar recorde para o mês.

O levantamento mostra que a produção de adubos e fertilizantes cresceu 1,48% no acumulado de 2013 até julho. O aumento é resultado da expectativa de antecipação das compras para a safra de verão 2013/2014 e para a segunda safra de milho. Os preços recuaram 6,39% no período, seguindo tendência do mercado externo, principalmente em relação à ureia.

Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Senar

Notícias

Senar Goiás promove o Fórum de Carreiras em Goianésia para impulsionar a empregabilidade no agro

Imagem