Na escola Gêneses, que fica no Jardim Guanabara II em Goiânia, cada aluno tem sua garrafinha de água para não ficar usando copo descartável e poluindo o planeta. Essa atitude é comum em muitas escolas, mas o diferencial dessa, é que até a água que esquenta na garrafinha é reaproveitada para regar as plantas do jardim. Ela fica armazenada num recipiente e depois é colocada num regador. Duas lições de economia: a de apreender a reaproveitar a água e a de colocar a quantidade certa na planta, sem desperdício.
Com essa prática melhorou a economia de água até na casa dos alunos. Eles passaram a fiscalizar as atitudes de desperdício dos pais, nas tarefas do dia a dia. O que começou com a água, seguiu também com o óleo de cozinha já usado em frituras. As crianças foram levando as sobras que não serviam mais para a escola. Daí algumas voluntárias, mães de alunos, fizeram sabão, usando o produto como base. Os estudantes distribuíram as barras na vizinhança junto com a receita do sabão. Assim mais gente passou a reaproveitar o óleo, ao invés de jogar fora e prejudicar o meio ambiente.
Todas essas ideias foram colocadas em prática, porque a escola decidiu participar do Agrinho, do Senar Goiás. É um programa de mudanças de hábitos e atitudes, para crianças e adolescentes, através da educação. Dezenas de escolas com ações transformadoras, já foram e serão premiadas.
“No início 2018, quando o Senar lançou a 11ª edição do Programa Agrinho a escola Gênesis sentiu-se convidada a participar, pois os objetivos do Programa Agrinho vêm de encontro com os da escola, e com as realizações que a instituição já executa ao longo de sua história. “Água: preservar para garantir a vida”, está sendo fantástico, tendo as crianças como multiplicadoras. Porque quando elas chamam a atenção de um adulto para uma atitude errada, ele presta atenção e faz diferente, faz o certo” explicou a diretora, Ana Alice Oliveira.
*Durante todo o ano letivo os alunos estão aprendendo e colocando em prática o consumo consciente da água para higiene corporal, uso doméstico, agropecuária e industrial;
*Treinando a sensibilidade para mudança de comportamentos negativos com relação ao uso da água;
*Identificando formas de reaproveitar, economizar e valorizar a água potável no planeta, além de aprender e ensinar a descartar ou reaproveitar de forma correta o óleo de cozinha.
O projeto foi coordenado pela professora Aquiane. “Mostramos com o projeto o privilégio de se viver em um planeta, em um país, região, estado ou cidade rica em água potável, enfatizando a necessidade da não poluição e da despoluição e ações positivas que o ser humano tem a obrigação de realizar para preservar este bem tão necessário à sobrevivência de todos. O segundo passo é manter toda a comunidade envolvida e criar movas metas para os próximos anos”, definiu.
O Senar Goiás está analisando os projetos de escolas públicas e particulares, enviados de todo o estado. O Resultado será revelado com uma grande festa de premiação no dia 23 de novembro.
Comunicação Sistema FAEG/ SENAR
Imagens: arquivo Escola Gêneses