AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Programa de Macrozoneamento econômico e ecológico é lançado

Imagem

2014-06-26-semarhzoneamentoAssessoria Semarh e Comunicação Faeg

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Leonardo Ribeiro participou, nesta quinta-feira (26), do lançamento do Programa de Macrozoneamento Ecológico e Econômico do Estado de Goiás (Macrozaee-GO). O evento foi realizado no Auditório Mauro Borges, 9º andar no Palácio Pedro Ludovico e foi promovido pelas secretarias da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seagro), Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e pela Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Sicam).

O objetivo do programa é subsidiar a elaboração de macropolíticas territoriais. Para isso, orientará os tomadores de decisão na adoção de políticas convergentes com as diretrizes de planejamento estratégico do Brasil. Na ocasião do lançamento, foram entregues produtos técnicos e também o Termo de Referência para a execução do Zoneamento Ecológico e Econômico de Goiás (Zaee-GO). O último segue as mesmas diretrizes metodológicas do Zoneamento Ecológico Econômico Brasil (ZEE).

Em Goiás, o Projeto Zaee terá quatro fases: Planejamento do Projeto; Diagnóstico; Prognóstico; e Implementação das Ações do Macrozaee-GO. Na fase de planejamento foram elaborados quatro produtos: o Banco de Dados Geográfico do Macrozaee-GO; o Mapa de Aptidão Agrícola do Estado; o Mapa de Uso da Terra e Cobertura Vegetal do Estado; e o Termo de Referência para a consecução das etapas seguintes.

A partir da elaboração do Banco de Dados Geográfico do Macrozaee-GO, no qual foram sistematizadas as informações existentes e disponíveis no Estado, foi possível desenvolver o Mapa das Zonas Ecológico-Econômicas de Goiás.

“Este programa é um trabalho louvável pois será o melhor instrumento de planejamento do desenvolvimento sustentável, ou seja, harmonia entre o desenvolvimento produtivo, social e ambiental. Nossa expectativa é que o trabalho seja orientado por critérios técnicos e científicos baseados na capacidade de suporte de uso do solo, da água, condições climáticas e dos diferentes ecossistemas”, afirmou Leonardo.

O presidente da Faeg ressalta ainda a necessidade de atenção especial em propiciar as condições para que todos os municípios possam estruturar políticas e projetos de desenvolvimento, de atividades produtivas, urbanas e rurais, com sustentabilidade.

Para a secretária do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Goiás, Jacqueline Vieira, o Macrozoneamento é uma ferramenta essencial para que o Estado defina as áreas de preservação ambiental e aquelas que podem ser exploradas economicamente. “É um marco histórico para a definição das políticas ambientais com maior agilidade e conhecimento das potencialidades de cada região de Goiás”, finaliza.

Áreas de atuação

Veja também

Mercado

Notícia

Mercado com vantagens de ser premium

Condições

Preço Hortifrutis

Condições climáticas continuam impactando nos preços de Hortigranjeiros

Cosméticos

Caso de Sucesso

Cosméticos feitos com mel: esteticista realiza sonho com ajuda da ATeG do Senar Goiás

Imagem