Programas do Senar Goiás reforçam consciência ambiental

Imagem

protecao de nascentes orizona 18 09 2015 annevilela 53Murillo Soares

Dando continuidade ao início de suas atividades de 2016, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) definiram o cuidado com a água como tema de dois de seus programas. Além da continuidade do programa Proteção de Nascentes, que visa preservar mananciais em todo o estado, o Agrinho, que incentiva a prática pedagógica e a construção de conhecimento, terá como tema: “Água: preservação e uso no campo e na cidade”. O lançamento oficial de ambos acontecerá nesta quarta-feira (3), no auditório da Federação, às 14h30.

Na ocasião, o tema será apresentado para presidentes de Sindicatos Rurais (SRs), prefeitos, secretários municipais, subsecretários regionais de Educação, gestores escolares e multiplicadores dos programas em anos anteriores. A escolha do tema vem para reforçar a preocupação que a Federação tem com a água, um recurso finito que tem ficado cada vez mais escasso. “Protegendo os nossos recursos hídricos através dos nossos problemas, acredito que a médio e longo prazo podemos reverter a situação em que o nosso país se encontra”, afirma o presidente da Faeg e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner.

agrinho agrinho Larissa Melo 85Agrinho
Em 2016, o programa Agrinho chega à sua oitava edição, sempre buscando desenvolvimento de projetos locais que levem à construção de conhecimento com um tema específico. Após lançado o recorte temático, os docentes e discentes o trabalham durante o ano letivo, mirando no desenvolvimento sustentável e na qualidade de vida. Este ano, o desafio será ensinar aos alunos como atuar para melhorar o mundo. E, uma novidade: uma categoria extra foi incluída no programa, Agrinho Jovem – Empreendedorismo Sustentável, que abrange Ensino Médio regular e educação de jovens e adultos.

Há também as demais e já tradicionais categorias: Desenho, para educação especial. 1º e 2º anos do Ensino Fundamental; Redação, para alunos do 3º ao 9º ano; e Escola Agrinho, para docentes e demais agentes escolares. Além da bagagem educacional, os participantes também concorrerão a prêmios, dentre eles viagens técnicas nacionais para conhecer experiências bem-sucedidas.

protecao de nascentes vaca brava goiania 20 11 2015 fredoxcarvalho 2Proteção de Nascentes
O que começou como um projeto especial do Senar Central, criou pernas próprias e andou rumo ao sucesso absoluto. Em 2015, Goiás foi o estado que mais preservou mananciais através do Programa Proteção de Nascentes, somando, ao todo, o número de 665. A ideia é identificar, mapear e preservar olhos d’água em cada município, impactando positivamente uma propriedade, comunidade ou região, em relação à melhoria de qualidade e da quantidade de água disponível para o consumo e preservação da biodiversidade.

Este ano, a Faeg e Senar Goiás darão continuidade ao programa, porém de forma independente. “No mesmo formato, premiaremos o Sindicato Rural que mais proteger nascentes e que apresentar a melhor iniciativa ou projeto de proteção”, explica Douglas Vila Verde, coordenador do Proteção de Nascentes do Senar Goiás. Os mananciais deverão ser encontrados entre fevereiro e junho e os participantes deverão aplicar os cinco passos pro programa: identificar, cercar, limpar a área, controlar erosões e plantar mata ciliar nativa.

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem