Projeto Campo Futuro analisa custos de produção de grãos

Imagem

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) realizaram painéis do Projeto Campo Futuro para levantar os custos de produção de soja, milho, feijão e trigo nos municípios de Cristalina (GO) e Guarapuava (PR). A coleta de dados aconteceu na terça (16) e contou com a participação de produtores rurais, técnicos, representantes de sindicatos rurais, cooperativas e das Federações de Agricultura e Pecuária dos Estados de Goiás (Faeg) e do Paraná (Faep).

De acordo com o assessor técnico da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Alan Malinski, a produtividade de soja de sequeiro em Cristalina teve redução de produtividade por causa da estiagem que ocorreu em meados de janeiro deste ano. “Dessa forma a produtividade finalizou em 50 sacas por hectare e a soja irrigada com 70 sacas. Já o milho não teve problema com a estiagem e fechou com média de 170 sacas por hectare”, explicou Alan.

Segundo o representante da CNA, a soja terá menor margem do que a safra passada em razão do aumento dos custos de produção e menor produtividade da oleaginosa. Os técnicos do Projeto também estiveram em Guarapuava para levantar os custos de soja, milho e trigo. O produtor Roberto participou do levantamento e afirmou que qualquer informação que ajude na tomada de decisão na agricultura é bem-vinda.

“Aqui na região nós percebemos que na prática os custos de produção estão aumentando e a rentabilidade diminuindo. Então o produtor precisa calcular as despesas para saber em qual gargalo atuar”.

Fonte: CNA


Áreas de atuação

Veja também

Hub

Notícias

Hub Campo Lab fortalece parceria com startups em missão técnica na Fazenda Reunidas Baumgart

Produtores

Produtores rurais devem consultar credenciamento de empresas na Sefaz para evitar autuações

Pecuaristas

Pecuaristas de leite de Caldas Novas aumentam produção em 24% com ATeG

Imagem