Publicada Normativa que regulamenta o Vazio do Feijão

2014-05-09-feijãoCristiano Palavro e Catherine Moraes

Foi publicada nesta semana, a Instrução Normativa Nº 02/2014 que regulamenta o vazio sanitário da cultura do feijão. Publicada no Diário Oficial no último dia 5 de maio pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) o documento alerta para as datas do vazio, que devem ser observadas pelos produtores rurais. O objetivo é garantir que os produtores planejem corretamente a época de cultivo.

A definição do período de vazio foi discutida durante diversas reuniões realizadas na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). Na ocasião, produtores goianos de feijão, representantes do setor e instituições de pesquisa chegaram a um consenso sobre as datas mais apropriadas para aplicar a proibição de cultivo. Em seguida, o pedido, juntamente com um laudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), foi encaminhado para a Agrodefesa.

A instituição do vazio sanitário em Goiás tem por objetivo diminuir a ocorrência da praga Mosca Branca (Bemisia tabaci), transmissora do Vírus do Mosaico Dourado na cultura do feijão. A praga vem inviabilizando muitas lavouras no Estado, o que levou os próprios produtores a apoiarem a instituição do vazio sanitário. Em uma lavoura de feijão infestada pelo inseto contaminado pelo vírus, as perdas podem chegar a 70%, evidenciando o alto potencial de dano que a praga pode causar.

Ficou definido que os municípios das regiões Norte, Nordeste, Entorno do Distrito Federal, Estrada de Ferro e Vale do Araguaia, ficaram impedidos de possuir lavouras com plantas vivas de feijão no período de 20 de setembro a 20 de outubro. Para os municípios do Sudoeste, Sul e Sudeste do estado, a proibição será entre 05 de setembro e 05 de outubro.

Áreas de atuação

Veja também

Aplicativo

Notícia

Aplicativo Leite Bem, do Senar Goiás, ajuda a economizar 20% com custos de produção

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Imagem