Rendimento da carcaça garante lucro nos negócios

Imagem

rendimento“Quem tem pasto tem tudo”, é o que diz o pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) da Secretaria de Agricultura de São Paulo, Flávio Dutra de Resende. O especialista esteve neste sábado (25), na Expopec - Exposição das tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária e abordou a temática ‘Ganho do rendimento ou rendimento do ganho? O que devemos saber sobre isso’. Para o especialista, o rendimento da carcaça é um dos grandes gargalos do setor pecuário. Considerado por ele como sendo uma das grandes variáveis que medem o resultado final de uma operação de engorda. “É necessário padronizar o rendimento da carcaça, porque o produtor muitas vezes não se sente satisfeito com o resultado de rendimento do lote”, sinaliza.

De acordo com Flávio, é preciso, portanto, planejar, estabelecer um parâmetro, um balizador para melhor tocar os negócios. Como solução, ele explica que a nutrição deve ser oferecida em todas as fases da vida do animal – cria, recria e engorda e os impactos de cada sistema de produção no resultado final. “A nutrição precisa ser proporcionada em todas as fases da vida, em níveis adequados, para que a carne seja boa e o boi rentável. Esta nutrição deve ser iniciada quando o animal ainda estiver na barriga da mãe”, garante Flávio.

Expopec 2017

O objetivo do evento é divulgar as tecnologias voltadas ao aprimoramento da produção de carne bovina, ovina e suína no Centro-Oeste, além de discutir e apresentar o que há de mais novo no mercado nacional e internacional. A exposição terá em sua programação palestras, demonstrações e oficinas, feiras de touros, espaço para negócios, exposição de animais, shopping de cavalos, visitas técnicas, vitrine da carne, leilão, festival gastronômico e outras atividades.

Durante os quatro dias de evento, quem comparecer ao município de Porangatu poderá participar de discussões e sugestões de políticas públicas para a cadeia produtiva da carne - mercados bovinos, suínos e ovinos/carneiros -, palestras com renomados especialistas, pesquisadores, técnicos e consultores do mercado, além de lançamento e demonstração de novos produtos, equipamentos e serviços. A realização é da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), do Sindicato Rural de Porangatu e do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag).

Texto: Juliana Barros/Foto: Larissa Melo

Áreas de atuação

Veja também

Produtor

Notícias

Produtor assistido pelo Senar Goiás amplia possibilidades de mercado desenvolvendo água ardente de goiaba

Líder

Notícia

Líder GO, oferecido pelo Senar Goiás, forma primeira turma de lideranças para o agronegócio

Incêndios

Notícia

Incêndios no campo: Sistema Faeg/Senar/Ifag reforça estratégias de prevenção

Imagem