AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Safra de 2020 será de 246,7 mi de toneladas, 2,2% maior ante 2019, diz IBGE

Imagem

A safra agrícola de 2020 deve totalizar um recorde de 246,7 milhões de toneladas, 5,3 milhões de toneladas a mais que o desempenho do ano anterior, um crescimento de 2,2%. Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de janeiro, divulgado nesta terça-feira, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação ao terceiro Prognóstico da Safra Agrícola, divulgado em dezembro, houve avanço de 1,5% na estimativa para a safra deste ano, o equivalente a 3,5 milhões de toneladas a mais.

Área

Os produtores brasileiros devem colher 64,3 milhões de hectares na safra agrícola de 2020, uma elevação de 1,7% em relação à área colhida em 2019, o equivalente a mais 1,1 milhão de hectares, segundo o IBGE.

Em relação ao terceiro Prognóstico para a Produção Agrícola, divulgado em dezembro, a área a ser colhida aumentou 0,3%, com 193,5 mil hectares a mais.

Soja em Goiás

Com colheita já iniciada, estimativa para a safra 2019/2020 da oleaginosa em Goiás segue na casa de 12 milhões de toneladas.O montante, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), supera em 5,4% o volume produzido no Estado no ciclo anterior. O incremento esperado é resultado de uma também aguardada maior produtividade, que, pelo levantamento da Conab sairá de 54,83 sacas por hectare (sc/ha) na safra 2018/2019 para 56,66 sacas na atual. Também houve aumento de 2% da área plantada.

O aumento de produtividade se explica por um clima que, até agora, tem se mostrado mais favorável para a lavoura que o verificado na safra anterior. Segundo o analista técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) Leonardo Machado, no atual ciclo houve atraso de plantio, que chegou a ser preocupante, mas não causou perdas. "E depois dos plantios, as condições climáticas ajudaram. A expectativa é que termine assim", aponta. Por enquanto, diz Machado, prossegue a expectativa de produtividade média entre 56 e 57 sc/ha.

Fonte: Agência Estado/ O Popular

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Áreas de atuação

Veja também

Do

Desafio AgroStartup 2024

Do Campo ao Futuro: Soluções Inovadoras emergindo no AgroStartup 2024

Há

Notícia

Há 16 anos o Senar Goiás leva qualidade de vida para a família rural com o Campo Saúde

Condições

Notícia

Condições climáticas e menor demanda influenciam os preços Hortigranjeiros

Imagem