Semana da Carne Suína defende boa apresentação do alimento

Imagem

2014-07-01 andreMichelle Rabelo

A ideia de que o preparo da carne suína precisa vir acompanhado de cuidados fora do comum e a sensação de estar saindo da dieta sempre que uma bisteca aparece no prato vai ficar no passado. Pelo menos isso é o que esperam os organizadores e os apoiadores da 2ª Semana Nacional de Carne Suína, que acontece entre 3 e 17 de setembro.

Uma ação especial aconteceu no supermercado Pão de Açúcar na tarde desta quarta-feira (2/7). Na ocasião, o chef André Rabelo preparou um estrogonofe de carne suína durante uma aula gastronômica, que deixou os convidados com água na boca.

A grande preocupação da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e da Associação Goiana de Suinocultores (AGS) tem sido promover a carne suína e conscientizar os consumidores quanto ao consumo do alimento. “O preconceito ainda existe, principalmente fora do estado de Goiás, onde a carne suína é consumida com menor frequência”, explica a gerente executiva do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura da (PNDS) ABCS, Anny Almeida.

2014-07-01 annyAntes da oficina gastronômica desta quarta-feira (2/7) os açougueiros do supermercado passaram por um treinamento de cortes da carne – o que faz com que o alimento fique mais ou menos calórico – e os colaboradores do local foram orientados sobre as características do alimento. Por fim, nos próximos dias, haverá uma promoção que tornará o produto mais acessível ao consumidor final.

Durante sua oficina, André fez questão de citar uma quantidade grande de possibilidades para a carne suína, enquanto Anny defendeu a boa apresentação do alimento, que pode ser resultado tanto do corte da peça quanto do preparo dos pratos.

Valorização

A Semana integra a campanha “A Carne suína é 10”, que conta ainda com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

2014-07-01 cortesO objetivo é disseminar informações importantes sobre o mercado de carne suína e a realidade do Brasil, que é o 4º maior produtor e exportador do produto - dentro do setor, e ainda demonstrando a real qualidade da carne. Segundo Anny Almeida, no Brasil uma pessoa consome anualmente uma média de 94 Kg de carne, sendo que 15kg é de carne suína, o que prova que o preconceito ainda é considerável.

Ela ainda classificou a carne como versátil e muito saudável, já que se destaca pelo conteúdo de vitamina B, cálcio, fósforo, zinco, ferro e potássio.

Áreas de atuação

Veja também

Hub

Notícias

Hub Campo Lab fortalece parceria com startups em missão técnica na Fazenda Reunidas Baumgart

Produtores

Produtores rurais devem consultar credenciamento de empresas na Sefaz para evitar autuações

Pecuaristas

Pecuaristas de leite de Caldas Novas aumentam produção em 24% com ATeG

Imagem