Michelle Rabelo
A ideia de que o preparo da carne suína precisa vir acompanhado de cuidados fora do comum e a sensação de estar saindo da dieta sempre que uma bisteca aparece no prato vai ficar no passado. Pelo menos isso é o que esperam os organizadores e os apoiadores da 2ª Semana Nacional de Carne Suína, que acontece entre 3 e 17 de setembro.
Uma ação especial aconteceu no supermercado Pão de Açúcar na tarde desta quarta-feira (2/7). Na ocasião, o chef André Rabelo preparou um estrogonofe de carne suína durante uma aula gastronômica, que deixou os convidados com água na boca.
A grande preocupação da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e da Associação Goiana de Suinocultores (AGS) tem sido promover a carne suína e conscientizar os consumidores quanto ao consumo do alimento. “O preconceito ainda existe, principalmente fora do estado de Goiás, onde a carne suína é consumida com menor frequência”, explica a gerente executiva do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura da (PNDS) ABCS, Anny Almeida.
Antes da oficina gastronômica desta quarta-feira (2/7) os açougueiros do supermercado passaram por um treinamento de cortes da carne – o que faz com que o alimento fique mais ou menos calórico – e os colaboradores do local foram orientados sobre as características do alimento. Por fim, nos próximos dias, haverá uma promoção que tornará o produto mais acessível ao consumidor final.
Durante sua oficina, André fez questão de citar uma quantidade grande de possibilidades para a carne suína, enquanto Anny defendeu a boa apresentação do alimento, que pode ser resultado tanto do corte da peça quanto do preparo dos pratos.
Valorização
A Semana integra a campanha “A Carne suína é 10”, que conta ainda com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O objetivo é disseminar informações importantes sobre o mercado de carne suína e a realidade do Brasil, que é o 4º maior produtor e exportador do produto - dentro do setor, e ainda demonstrando a real qualidade da carne. Segundo Anny Almeida, no Brasil uma pessoa consome anualmente uma média de 94 Kg de carne, sendo que 15kg é de carne suína, o que prova que o preconceito ainda é considerável.
Ela ainda classificou a carne como versátil e muito saudável, já que se destaca pelo conteúdo de vitamina B, cálcio, fósforo, zinco, ferro e potássio.