Os números são a prova de uma semana intensa onde 42 treinamentos, 39 palestras e várias oficinas levaram conhecimento e tecnificação em uma verdadeira maratona do conhecimento. O público formado por universitários do Instituto Federal Goiano (Campus Urutaí e Ipameri) e Universidade Estadual de Goiás (Campus Ipameri) aderiu às diferentes capacitações dando prova da importância de levar conhecimento aos futuros profissionais do Agro.
A Semana Senar promovida desde Fevereiro deste ano pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás – Faeg e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural –SENAR Goiás, aconteceu de forma simultânea nas cidades de Ipameri e Urutaí, sendo a última cidade sede do dia de campo realizado nesta sexta feira (20/05).
Em edições anteriores, estações de conhecimento foram visitadas por 7 grupos montados, temas como agricultura sustentável, integração lavoura pecuária floresta, agricultura e fitossanidade, tecnologias inovadoras para eficiência produtiva de bovinos, tecnologia no campo, Campo Lab e a produção de energia solar foram apresentados aos participantes.
Durante o evento o Reitor do IF goiano, Elias de Pádua Monteiro, ressaltou a importância desse envolvimento entre centros acadêmicos e instituições com o mesmo perfil, como o Sistema Faeg/Senar, que trabalha em prol dos produtores rurais e visa a preparação da mão de obra para o setor. “Foram mais de mil pessoas capacitadas nessa edição, fruto da profícua parceria entre o If Goiano e Sistema Faeg Senar, o que nos enche de orgulho”, afirma o Reitor.
O Presidente do Sindicato Rural de Ipameri, Plínio Machado, falou do quanto eventos como esse são proveitosos. “O Senar Goiás é sempre um grande parceiro do Sindicato Rural de Ipameri e nesse momento a educação recebe atenção especial”, comemora Plínio.
O prefeito de Urutaí, Dr. Ailton Martins de Oliveira, reconheceu o trabalho desenvolvido e em seu discurso se colocou à disposição para seguir com as parcerias em prol da capacitação dos jovens no município. “Hoje o que precisamos é qualificação profissional, pois muitas vezes precisamos da mão de obra, mas a pessoa não está qualificada, vocês estão no melhor lugar e os jovens têm que aproveitar ações como essas que a Faeg e o Senar oferecem”, pontuou Dr Ailton.
O presidente do Sistema Faeg/Senar e Deputado Federal José Mário Schreiner usou o espaço para um bate papo com os jovens, e enfatizou que o conhecimento precisa chegar para aqueles que irão assumir a condução do agro goiano. “É por isso que nós criamos a semana Senar para que vocês comecem a se ambientar mais com o trabalho que vai vir. Com a formação acadêmica de vocês, com a parte teórica e prática que vocês têm aqui e a capacitação que o Senar oferece, nós vamos nos abraçar e levar conhecimento aos produtores do estado. Estamos aqui ajudando e colaborando na formação dos melhores profissionais que nós precisamos para Goiás”, concluiu o presidente.