Senar destaca resultados do Fip Paisagens Rurais, incluindo Goiás, em missão do Banco Mundial

O FIP Paisagens Rurais é uma parceria entre várias instituições e financiado pelo Banco Mundial com foco no processo produtivo integrado à paisagem, com conservação e restauração de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal e adoção das tecnologias de Baixa Emissão de Carbono (ABC)
Whats App Image 2024 10 17 at 11 32 54 1



O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) participa, nos dias 17 e 18 de outubro, da missão do Banco Mundial, em Brasília, que discute os resultados do projeto FIP Paisagens Rurais.

A iniciativa atende pecuaristas da bovinocultura de leite e de corte com Assistência Técnica e Gerencial em propriedades localizadas no Bioma Cerrado, nos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins.

Na missão desta semana, foi feita uma apresentação conjunta dos parceiros sobre o andamento do projeto, que já atendeu mais de 6,4 mil propriedades rurais.

A coordenadora do FIP Paisagens Rurais no Senar, Bárbara Silva, explica que o projeto se mostrou bastante desafiador, mas apresenta resultados bastante expressivos.

“As ações voltadas para a conservação e recuperação ambiental resultaram em mais de 22 mil hectares de área com adoção de práticas de conservação e restauração em APPs e Reserva Legal. E nas áreas destinadas à produção de carne e leite, foram implementadas práticas ABC em mais de 101 mil hectares com uso, principalmente, das estratégias de Recuperação de Pastagens Degradadas e Integração Lavoura Pecuária.”

Imagem

Segundo Bárbara, a área com intervenções do projeto soma aproximadamente 123 mil hectares que, com investimentos próprios e apoio da ATeG, os produtores desenvolveram as boas práticas de produção e conservação ambiental.

“Isso mostra que os produtores rurais não só têm o interesse, mas, com o devido suporte e orientação, podem implementar as adequações necessárias para alcance de melhores produtividades, com geração de renda, sustentabilidade e conservação do bioma Cerrado que têm grande relevância na produção agropecuária do país.”

Bárbara ressaltou que o projeto também apresenta outros destaques importantes que foram discutidos nesse primeiro dia da missão.

“Importante destacar o percentual expressivo de produtores satisfeitos com o atendimento da ATeG. Na pesquisa realizada pelo projeto, sob coordenação da Agência de Cooperação Alemã (GIZ), 98% dos produtores entrevistados afirmaram que o atendimento realizado pelas equipes de campo foi bom ou excelente. Ao todo o Senar empenhou mais de 270 profissionais entre técnicos de campo, supervisores e coordenadores regionais e nacionais para o FIP Paisagens.”

O projeto também contribuiu com a análise e retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) das propriedades atendidas, principalmente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Mato Grosso do Sul e Bahia.

Além do Senar, GIZ e Banco Mundial, o FIP Paisagens Rurais tem a parceria do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Ministério da Agricultura (Mapa), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e da Embrapa.

Na sexta (18), a missão discutirá o plano de ação para 2025 e os próximos passos do projeto.

Saiba mais sobre o Paisagens Rurais: https://cnabrasil.org.br/projetos-e-programas/paisagens-rurais

Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag com informações da Assessoria de Comunicação CNA

Áreas de atuação

Veja também

Aumento

Análise

Aumento da taxa de juros do FCO encarece credito para produtor rural

Fruticultura

Notícias

Fruticultura da manga: Senar Goiás lança curso para estimular cultivo no estado

Palestra

Notícias

Palestra “Do Bezerro ao Boi Gordo” destaca integração tecnológica no ciclo pecuário

Imagem