Senar e Emater realizam projeto de horta em escola municipal

Imagem

EmaterEntre os dias 9 e 11 de outubro, a Escola Municipal Pequeno Príncipe, localizada no município de Panamá (GO), recebeu o Curso de Olericultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) para a formação de uma horta na unidade escolar. A atividade foi realizada por meio de parceria entre a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), o Sindicato Rural do município e a Prefeitura Municipal de Panamá.

Ao todo, 12 pessoas participaram do curso e deram início a horta na escola. Os implementos foram fornecidos pela prefeitura municipal. Foram plantadas mudas de alface, salsinha, rúcula, cebolinha, rabanete, beterraba e couve. As olerícolas serão utilizadas no lanche fornecido para as crianças e foram escolhidas a partir das maiores necessidades apresentadas pela diretora.

A engenheira agrônoma da Emater Camila Silva Goulart de Paula, que teve a iniciativa de organizar a atividade, procurou a coordenação da escola propondo a construção da horta. “O objetivo é agregar conhecimento e diminuir custos para a escola”, explica. De acordo com ela “a horta é uma iniciativa para alunos, funcionários e professores, que ensinam também a cultivar sem degradar o meio ambiente e sem comprometer a saúde humana”.

Para o instrutor do Senar Goiás e engenheiro agrônomo, Guilherme Fernandes da Silva, a iniciativa de implantar a horta nas escolas é importante para oferecer aos alunos um alimento saudável nas refeições. O engenheiro ainda pontua a importância de “dar oportunidade para os alunos de conhecer como funciona a produção dos alimentos de forma recreativa e educacional”.

A atividade foi inserida no Programa de Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), do governo federal. O programa busca autonomia das famílias através da assistência social, sendo uma iniciativa para desenvolver habilidades e promover o acesso dos usuários ao mundo do trabalho, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social.

Parcerias
A diretora da Escola Pequeno Príncipe, Rosaelana de Fátima Costa Sousa, explica que, a partir desse curso realizado na escola os professores buscarão incluir nas disciplinas matérias para estudar a horta. A diretora completa ainda que o intuito é de que “os alunos possam interagir com o meio ambiente e com os alimentos que serão utilizados para o próprio lanche”.

Cerca de 220 alunos de turmas do Jardim dois ao 5º ano irão aprender o funcionamento de uma horta e desfrutar dos alimentos. Segundo a diretora, eles já estão trabalhando na ampliação da plantação para produzir mais alimentos necessário no lanche dos alunos.

Texto: Larissa Ferraz, da Emater
Foto: Divulgação / Emater

Áreas de atuação

Veja também

Produtor

Notícias

Produtor assistido pelo Senar Goiás amplia possibilidades de mercado desenvolvendo água ardente de goiaba

Líder

Notícia

Líder GO, oferecido pelo Senar Goiás, forma primeira turma de lideranças para o agronegócio

Incêndios

Notícia

Incêndios no campo: Sistema Faeg/Senar/Ifag reforça estratégias de prevenção

Imagem