Ação do Senar apresenta cursos de capacitação

Imagem

{responsivegallery}caminho/da/pasta{/responsivegallery}Capa - Novo GamaO município de Novo Gama, Entorno do Distrito Federal, recebeu na tarde desta segunda-feira (23) a primeira edição do Senar em Campo 2014. O evento é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e pelo Sindicato Rural (SR) de Luziânia, com o apoio da prefeitura de Novo Gama. Na programação, que segue até quarta-feira (25), estão inclusas apresentações artísticas, oficinas demonstrativas, esclarecimentos sobre os cursos do Senar e venda de produtos fabricados por participantes das capacitações da entidade. Além disso, está sendo realizada a transmissão dos jogos da Copa e a exibição de uma sessão cinema.

Durante os três dias, promotoras apresentam aos visitantes a lista dos cursos – tipo Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) – gratuitos oferecidos à população. Além disso, também são apresentados alguns dos programas especiais da entidade, como o Negócio Certo Rural – que aborda métodos de gestão e planos de negócios -, o EaD Senar, a faculdade de Tecnologia da CNA, o Agrinho – que visa estimular crianças por meio de mudanças de hábitos -, e o Campo Saúde.

A iniciativa tem como objetivo apresentar para a população do Entorno o trabalho realizado pelo Senar e como este contribuí para a realização da educação profissional, da promoção social, para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável do país. A intenção é, ainda, chamar atenção para a importância da formação técnica rural e de uma Assistência Técnica e Extensão Rural.

A ação passará ainda, durante os meses de junho e julho, nos municípios de Luziânia, Valparaíso, Cidade Ocidental, Cristalina, Alexânia, Águas Lindas, Planaltina e Formosa.

Oficinas

Oficina demonstrativa - Novo GamaEm Novo Gama, também foram realizadas oficinas demonstrativas, durante as quais os visitantes podem acompanhar todo o processo de fabricação de laços de cetim, flores de palha de milho, trançado de fita e bonecas de cabaças com a técnica Patchwork. Segundo a instrutora Mônica de Castro, os cursos de artesanato são mais procurados por mulheres, com idade entre 40 e 60 anos, mas em eventos como o de Novo Gama as peças chamam a atenção até dos mais jovens. Ela conta que além de chamar atenção pela beleza, o artesanato é bastante rentável, sendo “um ótimo complemento do salário”.

A também instrutora Marcilene de Souza cita outro ponto importante dos cursos: a função de melhorar a autoestima de quem participa da capacitação. “Tem muita gente que muda de vida com os cursos do Senar. Passa a gostar mais de si mesmo, a se respeitar, a acreditar mais na vida”.

Da cana e do milho

Na área onde foi montada toda a estrutura para o evento, uma das barracas atraiu quem passava: seja pelo cheiro da cachaça e da rapadura ou pela beleza das bandejas feitas com palha de milho e fibra de bananeira. Os produtos são vendidos por associações formadas por pessoas que já participaram de cursos no Senar. Uma delas é a Associação Arte Amigos, de Novo Gama. Além das bandejas, os 28 integrantes também vendem caixas e peças em crochê.

Já o negócio de José Raimundo Mendes, e da associação da qual ele participa, vem da cana-de-açúcar. No evento de Novo Gama ele apresenta, orgulhoso, o açúcar mascavo, a cachaça e a rapadura. Tudo feito com o conhecimento adquirido nos cursos do Senar.

Açúcar e rapadura - Novo GamaEle conta que, na esperança de aumentar a associação, ele visita fazendas na região e apresenta o produto, o Senar e sua tabela de ganhos – o que segundo ele, anima os possíveis produtores.

No final da tarde foram exibidos o jogo Brasil X Camarões e o filme infantil Detona Ralph, escolhido entre outras oito opções.
{responsivegallery}2014/Programas/senaremcampo/senaremcampo-novogama-23-06-2014-fredoxcarvalho{/responsivegallery}

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Notícias

Senar Goiás realiza aulões especiais de ENEM

Produtores

Notícias

Produtores deverão fazer atualização do cadastro de outorga

Mercado

Mercado da carne deve entrar em 2026 com oferta ajustada e preços estáveis

Imagem