Senar em Campo traz atrações culturais e histórias de sucesso

Imagem

2014-7-7 capa julietaAo contrário do que vem acontecendo nas edições anteriores do programa Senar em Campo, a população que compareceu ao evento, em Cristalina, na última sexta-feira (4) participou primeiro de uma sessão de cinema ao ar livre e só depois torceu pela seleção brasileira assistindo ao jogo em um telão montado em frente à Câmara Municipal da cidade. Além disso, quem passou pelo local pode conhecer histórias de pessoas que se capacitaram e hoje comemoram a ajuda na renda em casa e a realização pessoal.

Iniciado por volta das 15h30, o longa “A Era do Gelo” fez a alegria da criançada que, juntamente com os pais, coloriu o local de verde e amarelo. Logo em seguida os apaixonados por futebol puderam acompanhar um pedaço do jogo durante o qual a França encarou a Alemanha. Por fim, a partir das 17 horas, o time do Brasil enfrentou a seleção da Colômbia em meio a gritos, foguetes, aplausos e ao barulho característico das vuvuzelas.

2014-7-7 instrutorasTambém foi montado no local um stand no qual eram ministradas duas oficinas demonstrativas e os visitantes puderam aprender a fabricar flores de palha de milho e de cetim, peças de tecidos com trançado em fita, bonecas de cabaças e de fuxico e joias de materiais alternativos.

A aposentada Julieta de Oliveira, 71 anos, fez questão de passar pelo stand e ver de perto todas as técnicas utilizadas pelas instrutoras Mônica de Castro e Marcilene de Souza. Julieta, que foi até o evento acompanhando a filha e as netas, conta que já trabalha com tecidos há muito tempo – ela borda no feltro – mas que está sempre a procura de novos conhecimentos.

Com a mão na massa

2014-7-7 marleneEnquanto a bola rolava, a população do município pode conhecer duas histórias de sucesso. Marlene da Silva Sardinha e Elurdina Camilo fizeram cursos de capacitação no Senar Goiás e contaram suas experiências no Senar em Campo de Cristalina. Em exposição estavam doces artesanais, pães caseiros, bolos e roscas de soja, queijos e mel. Segundo a mobilizadora do Sindicato Rural (SR) de Cristalina, Cláudia Campos, a procura pelos cursos é grande e os integrantes, interessados.

Marlene fez curso de Cozinha Rural, Panificação Rural, Produção de Doces e Alimentação Complementar, no qual aprendeu a fabricar delícias vindas da soja como pães, bolos e roscas.

Ela conta que a renda ajuda o marido a sustentar a casa e que o trabalho veio como uma terapia depois que ela se aposentou. “Fico dois dias preparando cada fornada de produtos. Primeiro limpo e preparo a soja para fazer a massa. Só no segundo dia é que faço os quitutes”.

Já a professora aposentada Elurdina Camilo complementa sua renda fazendo doces caseiros. Ela já cozinhava antes, mas se
apaixonou pelos doces depois que passou pelo Senar Goiás. “A linguagem da instrutora é clara e a gente aprende muita coisa durante o curso. Eu indico, pois mudou a minha vida”, conta enquanto mostra doces cristalizados e em potes decorados.

2014-7-7 elurdina

Após o jogo, a dupla Douglas e Davi animou os presentes. A programação seguiu pelo final de semana com apresentações culturais, concurso de embaixadinhas e sorteio de uma bicicleta. A próxima edição do Senar em Campo acontece entre os dias 8 e 12 de julho na cidade de Alexânia.

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem