AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Senar Goiás: 18 novos cursos e aulas ao vivo para fortalecer a qualificação rural no Estado

Imagem

Há 20 anos, o apicultor Rogério Batista começou a criar abelhas na Fazenda São João da Mata, a 23 quilômetros de Sanclerlândia. A produção girava em torno de 80 a 100 litros de mel por ano. No início, a atividade era conduzida junto ao tio dele. Mas de lá para cá, Rogério, que também é agente de saúde, comprou a parte da sociedade e passou a conduzir o negócio.


Para entender mais sobre apicultura, ele e a esposa fizeram todos os cursos do Senar Goiás relacionados ao tema, desde Apicultura Básica, Avançada até Produção de Rainhas e Multiplicação de Enxames. O casal também passou a ter a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Hoje, a produção é de mil litros de mel por ano. “Se não fossem os cursos e a assistência técnica do Senar Goiás, nós não estávamos produzindo mais nada. É muito importante esse trabalho para o pequeno produtor que não pode pagar uma consultoria”, conta.


Uma das grandes dificuldades do apicultor é a produção de cera. Costuma ser comprada e nem sempre se encontra um produto adequado. Ele explica que as abelhas costumam rejeitar quadros com lâminas de cera de baixa qualidade. O produto é prensado em aparelho específico que apresenta o relevo dos alvéolos de ambos os lados. Eles servem de guia para as operárias construírem os favos.


“Atualmente, eu pago de R$ 35 a R$ 45 no quilo da cera e não temos a garantia que as abelhas vão aceitar. Se formos deixar as próprias abelhas fazerem a cera, a produção de mel fica comprometida. São gastos 10 quilos de mel para produzir um quilo de cera. Então elas gastam a energia que poderiam usar apenas para o mel. É por isso que nós, da região de Sanclerlândia e São Luiz de Montes Belos, precisamos do curso de produção de cera de abelha. Nós solicitamos a criação desse treinamento para o Senar. Vai ser muito importante para o nosso trabalho”, reforça.


O Senar Goiás vendo a necessidade de mercado dos apicultores e diante das demandas repassadas por vários técnicos de campo e mobilizadores de sindicatos rurais desenvolveu o curso Apicultura-Processamento de Cera, lançado este ano junto do novo portfólio de qualificações. A capacitação será disponibilizada assim que a nova onda da pandemia do Coronavírus for amenizada.


18 cursos novos


“O lançamento dessa série de treinamentos de Formação Profissional Rural (FPR) e de Promoção Social (PS) vem ao encontro de demandas de diversos produtores rurais em todo o Estado de Goiás. A aproximação de nossas ações com o público-alvo, estrategicamente promovida pelo Sistema Faeg Senar e Ifag por meio das redes de comunicação e dos Sindicatos Rurais, proporcionou que nos atentássemos para o que carecia de informações para a família do campo. São atuações tão amplas que conseguimos, assim, complementar a série de 183 treinamentos de FPR e 38 de PS”, explica o gerente de FPR, Leonnardo Cruvinel.


Na Promoção Social (PS), além das qualificações que permitem renda, como os cursos de Produção Artesanal de Queijos Especiais e Produção Artesanal de Cervejas Especiais, pode se destacar os treinamentos voltadas para os cuidados com a família rural. “Agora teremos os treinamentos de Cuidados com a Saúde da População Rural Idosa e Planejamento Familiar, além de Cuidados Materno-Infantil no Meio Rural. No caso dos idosos, pensamos em um conteúdo que vai desde a atenção no uso de medicamentos, alimentação, locomoção até a prevenção de acidentes. E no caso da população mais jovem, o conteúdo vai desde a prevenção de doenças, de gravidez, pré-natal, amamentação até os cuidados com o bebê”, detalha Renildo Teixeira, gerente de PS do Senar Goiás.


O superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, explica que todos os semestres são lançados novos cursos e treinamentos atendendo às demandas dos produtores, levantadas junto aos Sindicatos Rurais. Também são feitos estudos do que está em alta no mercado e possa gerar melhoria de produção e renda.


“Hoje, o Senar Goiás é referência nacional em seus cursos. Sejam presenciais ou à distância. Tivemos agora o lançamento desses 14 de FPR e quatro de PS. Investimos também nas palestras on-line do Programa Campo em Ordem, isso para os períodos de suspensão de aulas por causa da pandemia e já estamos preparando conteúdo para o segundo semestre. Estamos priorizando a pecuária e a agricultura de precisão. São cursos que estão sendo muito demandados e têm sempre inovação e tecnologia”, informa Dirceu.


Lista dos novos cursos presenciais do Senar Goiás


-Apicultura - Processamento de Cera

-Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural (CIPATR)

-Construção de Fossa Ecológica Rural

-Uso da Biodigestão no Tratamento de Dejetos e Resíduos

-Cultivo de Cogumelos Comestíveis

-Cultivo de Mandioca

-Cultivo de Uvas

-Doma Índia

-Eletricidade Industrial Rural

-Operação e manutenção de roda d'agua e carneiro hidráulico

-Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade —NR10

-Segurança no Espaço Confinado - NR33 - supervisor de entrada

-Uso de Drone para Processamento e Análise de Imagens na Agropecuária

- Citricultura

-Cuidados com a Saúde da População Rural Idosa

-Planejamento Familiar e Cuidados Materno-Infantil no Meio Rural

-Produção Artesanal de Queijos Especiais

-Produção Artesanal de Cervejas Especiais


Confira mais detalhes sobre cursos e treinamentos

Link: https://sistemafaeg.com.br/senar


Aulas ao vivo para formar novos líderes


O Líder Agro é um programa que tem o objetivo de desenvolver lideranças para o agronegócio. São 10 módulos que vão desde liderança e gestão de pessoas; empreendedorismo; oratória; uso de redes sociais; e o desenvolvimento de negócios inovadores no agro. “Esse ano foram lançados três novos módulos que abordam a comercialização no agronegócio; técnicas de negociação; e também um módulo que aborda os aspectos legais da propriedade rural, como as principais leis e cadastros”, explica Mara Lima, gerente de Educação Formal do Senar Goiás.

Diante do atual momento, por causa da pandemia da Covid-19, o programa migrou para a modalidade à distância. As aulas são ministradas ao vivo, por meio de tecnologia de plataforma on-line, onde os alunos e professores podem se interagir. “Os módulos do programa têm oito horas cada e podem ser ministrados em horários flexíveis, mesmo à noite ou em fins de semana. A solicitação pode ser feita diretamente ao Sindicato Rural do seu município”, reforça Mara.

Acompanhe mais reportagens na Revista Campo.


Fotos: Fredox Carvalho


Comunicação Sistema Faeg/Senar


Áreas de atuação

Veja também

ProArte:

Notícia

ProArte: Senar oferece programa gratuito para ajudar produtores artesanais

Desafio

Desafio AgroStartup 2024: veja os vencedores da maior maratona de startups do agro no Brasil

400

Notícia

400 pessoas participam de Dia de Campo, do Senar Goiás, em fazenda caso de sucesso de pecuária leiteira

Imagem