Na categoria Bovinocultura de Leite, o técnico de campo do Senar Goiás José Ricardo Alves e a produtora Karlla Ribeiro foram premiados pelo trabalho de referência na propriedade da família, em Cabeceiras, a 340km de Goiânia. Filha de produtores, ela assumiu a gestão em 2020. O processo de sucessão familiar começou quando a ATeG chegou na propriedade em 2019 e, seguindo a metodologia do acompanhamento, a produção de leite dobrou, alcançando 200 litros/dia em 2021, chegando a 350 litros/dia em 2022, com o aumento do rebanho.
Com a adoção de boas práticas de produção e técnicas inovadoras, a família investiu em estrutura, adotou medidas como o manejo rotacionado e a adubação das pastagens. Com uma série de iniciativas, houve um incremento de 30% na margem bruta da atividade. “Os resultados no campo permitiram a realização de alguns sonhos como a faculdade dos filhos e a implantação de energia renovável”, contou Karlla.
A produtora e o técnico do campo receberam o prêmio do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, e do superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges.
Além do técnico e da produtora, o supervisor André Milhardes do Senar Goiás foi reconhecido pela excelência na coordenação da assistência técnica e gerencial. Ele falou também em nome dos colegas premiados.
“Trabalhamos pelo produtor rural, para melhorar cada dia mais a qualidade de vida e a rentabilidade nas atividades produtivas. Temos hoje em Goiás 18 mil propriedades atendidas e nosso trabalho de supervisão é ajudar o técnico de campo a atender o produtor da melhor forma possível. Por traz desse trabalho temos uma equipe de peso para termos esses números fantásticos e continuarmos melhorando a cada dia. Então meu profundo agradecimento.”
Cada produtor recebeu um certificado, equipamentos específicos para sua atividade produtiva e um ano de internet gratuita nas suas propriedades (equipamento + assinatura) uma antena para que tenham acesso às capacitações do Senar no SenarPlay, acesso ao aplicativo Conecta Produtor Senar e portal do Sistema CNA. Os técnicos de campo receberam um notebook. Já os três supervisores da ATeG ganharam um smartphone.
“Essa conquista reflete o trabalho contínuo e a dedicação do Sistema Faeg/Senar/Ifag em levar inovação e desenvolvimento do campo à cidade”, reforçou o vice-presidente da CNA e presidente do Sistema Faeg/Senar/Ifag, José Mário Schreiner.
O Prêmio ATeG 2024 segue critérios como adoção de boas práticas agropecuárias, desenvolvimento profissional do produtor e colaboradores, promoção da sucessão familiar, desempenho produtivo/gerencial e melhoria na qualidade de vida.
Os demais premiados são de propriedades atendidas pelo Senar nas cadeias produtivas da agroindústria no Rio Grande do Sul; apicultura no Mato Grosso do Sul; fruticultura na Bahia e olericultura em Minas Gerais. Clique para saber mais.
Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag